•  domingo, 24 de novembro de 2024

Dia do Livro: 8 passos para publicar seu primeiro livro

Ricardo Almeida,CEO do Clube de Autores, dá dicas para quem deseja ser um escritor

O Dia do Livro, comemorado nesta quinta-feira 23, é uma data que incentiva a leitura e homenageia autores. Pensando nisso, Ricardo Almeida, escritor e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina,  separou oito passos essenciais para quem deseja escrever seu primeiro livro. “Nunca, em nenhum momento da história da humanidade, publicar um livro foi tão acessível quanto hoje. Aproveite”, aconselha Ricardo Almeida.

 

Confira o passo a passo:

Passo 1: Claro, é ter uma história para escrever;

Passo 2: Leitura crítica: deve ser feita por um profissional que pode ser contratado e que levante pontos que devam ser retrabalhados ou ajustados na obra;

Passo 3: Revisão ortográfica-gramatical: fundamental para que o livro seja bem recebido pela comunidade de leitores;

Passo 4: Projeto gráfico e capa;

Passo 5: Conversão para formato EPub: é o formato ideal para a versão eletrônica do livro;

Passo 6: Registro de ISBN: essencial para que livrarias revendam o título;

Passo 7: Organização de campanha de lançamento (incluindo noite de autógrafos): esse é o tipo de trabalho fundamental que precisa ser encabeçado pelo próprio autor.

Passo 8: Lançamento em plataformas de autopublicação digital: “No Clube de Autores, publicar desse modo é gratuito e, uma vez no site, o livro é distribuído para as maiores livrarias online e pode ser adquirido tanto em formato impresso quanto ebook. Na medida em que as vendas forem acontecendo nós vamos imprimindo e entregando e, claro, prestando contas online ao autor sobre seus direitos autorais”, explica Ricardo.

 

Para finalizar, o CEO da maior plataforma de autopublicação da América Latina, deu algumas dicas. Confira:

 

Não precisa gastar muito

“Se o autor conseguir negociar com amigos as tarefas necessárias para finalizar sua obra (como revisão, capa etc.), ele consegue publicar gastando um valor ínfimo”, diz  CEO do Clube de Autores.

 

Invista em uma boa capa

“Há a máxima de que livros são escolhidos pelas suas capas. E, gostemos ou não, isso é verdade. Se a capa for pouco atrativa, as chances de sucesso de um livro despencam. Temos um dado prático aqui: ao publicar um livro no Clube de Autores, o escritor pode escolher entre subir a sua própria capa ou montar uma a partir do nosso banco, utilizando modelos padrão. Pois bem: livros com capas não padronizadas, bem trabalhadas, vendem, em média, 82% a mais. É um argumento forte esse, não?”, questiona Ricardo Almeida.

 

Promova seu Livro

“Há diversas maneiras de se divulgar um livro, mas o mais importante é ter em mente que o papel de divulgação do livro é do autor: é ele que precisa formar sua audiência. Na plataforma do Clube de Autores tem disponível um manual para divulgação” explica.

 

Não ache que o trabalho termina ao publicar o livro

“Ele precisa ter em mente que, hoje, o escritor que não assume o papel de empresário de si mesmo, cuidando da divulgação de seu livro, dificilmente terá sucesso. Sendo assim, nossa recomendação é que mergulhem na Internet, achem o mundo de conteúdo que já está disponível para ajudá-los nessa missão, arregacem as mangas e trabalhem.” finaliza Ricardo.

Ler Anterior

No meio do caminho, outra crise

Ler Próxima

Volkswagen Financial Services Brasil patrocina o projeto “Adote Um Leito” para tratamento da Covid-19