•  sábado, 23 de novembro de 2024

Aulas nas cidades da região podem retornar somente em 2021

O retorno as aulas presenciais é um dos principais assuntos discutidos atualmente. Enquanto em alguns estados já houve volta nas escolas particulares, como Amazonas, em que as aulas retornaram no mês passado, e Maranhão, com retorno nesta semana, a maioria ainda não definiu qualquer calendário para retomada.
No estado de São Paulo, o dia 8 de setembro vem sendo debatido como uma possível data para o retorno, embora ainda dependa de aprovação da área de saúde. Os municípios terão independência para definir o retorno, segundo explicou a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, obrigatoriamente seguindo todas as determinações de prevenção dos protocolos de saúde.

Em Itupeva, o “Plano Itupeva de Retorno às Aulas Presenciais” da Prefeitura estabeleceu algumas condições para um possível retorno, ainda sem data definida, como não obrigatoriedade de frequência, já que todos os alunos estão sendo atendidos pelo Programa Educação Domiciliar. Para a abertura, o atendimento nas unidades escolares deve ser de até 30% da capacidade, com “adequações estruturais nos espaços físicos, formação de servidores frente aos novos desafios, atendimento prioritário as turmas de séries finais do Ensino Fundamental, em especial os quintos anos, divisão das turmas em dois grupos e frequência de apenas dois dias por semana com redução de horas”, conforme matéria do Jornal de Jundiaí desta quinta-feira (06/08).
Aglomerado Urbano – Ainda segundo o JJ, a situação também segue sem definição nas cidades de Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Jarinu e Jundiaí, que, junto com Itupeva, também fazem parte do Aglomerado Urbano Jundiaí (AUJ).
Maioria prefere retorno só no ano que vem ou quando houver vacina – O jornal Bom dia Brasil apresentou matéria na manhã dessa terça-feira (04/08) em que traz o resultado de uma pesquisa nacional que revelou que a maioria de pais e mães prefere que o retorno às aulas seja apenas em 2021 ou quando a vacina estiver disponível.
O levantamento revelou que 36% das pessoas prefere a abertura só em 2021, enquanto que 25% é favor do retorno das aulas apenas quando houver vacina. 16% dos entrevistados, no entanto, querem que as escolas voltem a receber os alunos daqui a 30 dias.

 

Ler Anterior

Astra está contratando em Jundiaí (06/08/2020)

Ler Próxima

PAT Itupeva está com 5 oportunidades nesta quinta-feira (6)