•  sábado, 23 de novembro de 2024
11 ferramentas que facilitam (e muito!) a vida acadêmica

11 ferramentas que facilitam (e muito!) a vida acadêmica

Seja na faculdade, na pós-graduação ou no mestrado, todo estudante conhece bem as dificuldades enfrentadas nessa fase, principalmente quando se trata de ganhar tempo para dar conta de todas as atividades acadêmicas. Nesse cenário, a tecnologia tem sido grande aliada para agilizar os processos, oferecendo ferramentas para as mais diversas tarefas relacionadas ao dia a dia.

Com tantas opções, fica até difícil escolher. Para ajudar nessa seleção, seguem algumas das melhores ferramentas, que ajudam desde a produção de trabalhos, aprendizado de uma nova língua até a organização e gestão financeira de eventos acadêmicos. Muitas delas são gratuitas e podem ser acessadas pelo celular. Confira:

Canva:

Serviço online que permite criar peças de design de forma bem intuitiva. A ferramenta é a saída para quem precisa criar layouts de maneira prática e rápida, e não sabe como usar editores de imagens mais elaborados, como o Illustrator ou o Corel Draw. Com ele, é possível criar desde pôsteres, apresentações em slides, currículos até identidade virtual para as marcas. Tudo feito com templates já prontos, tanto para servir de inspiração como para adaptação. Quando prontas, as peças podem ser salvas no formato PNG, JPEG e PDF para impressão ou PDF para leitura online. Disponível para Android e iOS.

Doity: 

Organizar eventos durante a fase da faculdade contribui muito para o enriquecimento do currículo, além de proporcionar aprendizado e ampliar o networking. Uma ótima dica para quem quer ter essa experiência, mas não quer perder tempo – coisa muito valiosa para quem estuda – é a Doity, uma plataforma de eventos que oferece diversas funcionalidades para gerenciar, por completo, os mais variados formatos de eventos, do pré ao pós, com total autonomia para o organizador. A ferramenta oferece soluções como inscrições online, criação do site do evento, credenciamento ato de trabalhos científicos. Tudo isso online e de forma integrada. Caso o usuário nunca tenha organizado um evento, no blog da plataforma tem sempre conteúdo atualizado para auxiliar os iniciantes..

Duolingo:

App número um do mundo na categoria idiomas, o Duolingo é gratuito e um ótimo aliado para estudantes que estão aprendendo um novo idioma ou até mesmo aperfeiçoando. Simples de usar, o aplicativo utiliza o método de repetição e funciona como um jogo online em que os usuários passam de fase à medida que terminam as lições. Para se cadastrar é só criar uma conta na plataforma e usá-la tanto no computador ou no smartphone. Disponível para Android e iOS.

Evernote:

Certamente, alguma vez você já deve ter ficado um pouco perdido sem saber onde encontrar alguma informação específica. Para resolver esse problema, existe o Evernote, um software que organiza todos os dados, por meio de um arquivo de notas. A solução trabalha coletando e organizando todas as informações anotadas no computador, celular e outros espaços, sincronizando com um banco de dados virtual exclusivo do usuário. Com o app, é possível criar notas, tabelas, adicionar imagens, áudios, arquivos em PDF e até mesmos documentos financeiros, que podem ser compartilhados com qualquer pessoa, por e-mail ou link. Disponível para Mac, Windows, iOS e Android.

FastFormat:

Já imaginou como seria incrível ter uma ferramenta que formatasse seus textos nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) automaticamente? Essa é a função do FastFormat, que oferece uma formatação rápida de textos e referências, de TCCs, artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado. É muito útil para quem sofre com a revisão e formatação de trabalhos acadêmicos. O serviço é gratuito e disponibiliza outros modelos de formatação, além dos da ABNT, de diversas universidades e outras entidades educativas de diferentes estados do Brasil.

Google Acadêmico:

Plataforma de pesquisa lançada pelo Google, que é utilizada e alimentada, principalmente, por acadêmico. Funciona como um enorme acervo de publicações de conteúdo científico: monografias, teses, citações, artigos, livros e uma infinidade de fontes para referências e leituras acadêmicas nos mais variados idiomas. Outra vantagem para o usuário é poder criar um perfil e divulgar suas próprias produções, dando maior visibilidade para seus trabalhos, o que contribui para ter reconhecimento e atrair oportunidades de bolsas de pesquisa ou estágio, por exemplo.

Google Docs:

O Docs é mais uma das ferramentas oferecidas pelo Google e funciona como um editor de texto online, mas não para por aí. A plataforma busca facilitar a elaboração de trabalhos e a interação entre equipes. Para isso, permite que os documentos sejam compartilhados com outras pessoas que podem contribuir com a edição e também deixar comentários e sugestões. Tudo online e em tempo real, permitindo que os documentos sejam editados quando e onde quiser. Totalmente gratuita, a ferramenta salva automaticamente qualquer alteração feita no arquivo e todas as ações são documentadas em um histórico no app. Disponível para Android e iOS.

Google Primer:

Exclusivo para dispositivos móveis, o Primer é uma ferramenta direcionada para quem deseja aprender novas habilidades de negócios e marketing digital. Pensada para apresentar os conceitos iniciais de marketing, planejamento de negócios, publicidade digital, gerenciamento, marketing de conteúdo, vendas e redes sociais, reúne as informações de forma clara e objetiva, por meio de lições rápidas e práticas que duram, em média, 5 minutos. A ferramenta funciona sem internet, o que permite ao usuário estude e aprenda de qualquer lugar, seja a caminho da faculdade ou do trabalho. Ao final de cada lição, são passados os próximos passos para que o usuário coloque em prática, imediatamente, suas novas habilidades. Disponível para Android e iOS.

Organizze:

O Organizze é uma ferramenta online criada para facilitar a organização das despesas. Ela permite que sejam feitas consultas rápidas às informações financeiras e disponibiliza relatórios com todas as movimentações feitas – para isso será preciso cadastrar as contas de banco. Além disso, é possível organizar os gastos por meio de categorias, como “Educação” e “Lazer”, por exemplo, acompanhando exatamente como está sendo empregado o seu dinheiro.

 

Prezi:

A ferramenta ajuda a criar e apresentar trabalhos, inclusive o próprio TCC. A plataforma disponibiliza templates predefinidos que podem ser completamente personalizados, com movimentos e estilos diferentes, o que pode deixar a apresentação mais atrativa. Disponibiliza o modelo freemium, em que o uso do serviço é gratuito, mas ao mesmo tempo dispõe de algumas soluções pagas. Para apresentar o trabalho, depois de pronto, é só ter acesso à internet ou, se preferir – ne quiser garantir para o caso de falta de conexão -, baixá-lo em uma pasta compactada que não depende de conexão para funcionar. Disponível para Android e iOS.

Trello:

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que promove a organização por meio de listas ajustáveis, de acordo com as necessidades do usuário. É possível utilizá-la para ordenar às mais variadas tarefas, tanto de trabalho, estudos e até planos para viagens, por exemplo. Uma das vantagens é que ela pode ser gerenciada por uma ou mais pessoas, o que facilita muito os trabalhos em conjunto. Pode ser usada em navegadores web, como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox, ou por meio de aplicativos para Android e iOS. É possível utilizar a solução e aproveitar muitas de suas vantagens, tranquilamente, sem precisar pagar. Disponível para Android e iOS.

Ler Anterior

JundiaíShopping aposta em campanha de Dia das Mães com presentes Pandora

Ler Próxima

Cabreúva tem semana recheada de atrações para todas as idades