Serviço de assinatura: revolução do varejo tradicional
Tendência de mercado, modelo está mudando a forma de consumir determinados produtos e oferecendo novas experiências ao cliente
Com isso, surgiu uma nova modalidade que está revolucionando o varejo tradicional, o serviço de assinatura. Para Patricia Cotti, diretora executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), o modelo está se popularizando no Brasil e possui forte atuação em países do exterior. “O assunto já é, há muito, debatido nos fóruns de varejo americanos e europeus, com influências também no mercado nacional, em maior escala a partir de 2015”, avalia a especialista.
Os serviços de assinaturas tornaram-se um modelo de negócios direcionado para a comercialização de produtos de maneira recorrente e de forma simples. Ao assinar, o consumidor recebe periodicamente produtos selecionados pelo vendedor, os planos podem variar de acordo com o desejo. Partindo da ideia, vários clubes de assinaturas surgiram nos últimos anos, como de livros, comidas, vinhos, produtos de beleza e tantos outros. “O objetivo de marcas que oferecem esse tipo de serviço é que o consumidor viva a experiência de receber produtos exclusivos ou importados direto em sua casa”, explica Patricia.
Os consumidores podem desfrutar de vantagens como o conforto e comodidade de receber suas compras em casa; produtos exclusivos ou em primeira mão; praticidade em relação ao pagamento e os pacotes de assinatura, além de um melhor custo benefício. Já as marcas, conseguem manter a rentabilidade, já que o pagamento do serviço ou produto contratado é recorrente; estabilidade em relação ao fluxo de caixa e até mesmo a fidelização facilitada dos consumidores.
“Nos Estados Unidos, onde o modelo é bem popular, algumas marcas se destacam. A Rocksbox Jewelry, por exemplo, oferece se apresenta como um serviço de assinatura de joias, que movimentou o mercado americano desde o seu surgimento. Com milhares de adesões em um curto espaço de tempo, o cliente contrata por meio de um pagamento mensal e efetua a locação de 3 peças, definidas de acordo com seu estilo pessoal e a tendência de moda vigente. Quando o cliente deseja trocar seu conjunto, basta devolver pelos Correios e fazer um novo pedido”, exemplifica a executiva.
Contudo, vale ressaltar que mesmo com as diversas vantagens é necessário ficar atento. “É importante que o consumidor estude as opções disponíveis e o que elas oferecem de benefícios para utiliza-los de maneira consciente e evitar problemas futuros”, orienta a diretora do IBEVAR.