Rotina e hábito de brasileiros faz mercado de foodservice crescer no Brasil
Segundo dados do IFB, só na última década, o setor movimentou mais de 170 bilhões de reais ao ano
A rotina dos brasileiros tem se tornado cada vez mais corrida nos últimos anos. Fazer as refeições fora de casa, seja em restaurantes, bares e até supermercados, se tornou um hábito cada vez mais recorrente para as milhares de pessoas que saem de casa cedo e só voltam no fim do dia. Com isso, setores alimentícios e de foodservice aproveitaram o vácuo dessa tendência para abrir e expandir cada vez mais esse mercado.
Para o CEO e fundador da Uni Alimentos – empresa que comercializa snacks saudáveis -, Vagner Gomes “esse mercado possui uma comunidade valiosa, onde encontramos pessoas que sentem a obrigação de equilibrar uma boa alimentação durante a rotina. Para esse perfil de público, é necessário se reinventar a todo momento, eles exigem qualidade no produto e prestam atenção em todas as novidades”.
Desde 2015, ano em que a marca foi fundada, a Uni Alimentos desenvolve um lançamento por ano. Acompanhado de uma nutricionista e de engenheiros de alimentos, a empresa trouxe em 2019, três novas linhas de foodservice, os aerolitos de cenoura com laranja e banana com mel, as pipocas gourmet e a linha Croc Bem, composta por quatro sabores saudáveis, prontas para atender à redes de hospitais, laboratórios médicos, hotéis, empresas de bordo entre outros.
A exemplo da Uni Alimentos, só na última década, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), o setor movimentou mais de 170 bilhões de reais ao ano. O segmento tem apresentado um resultado positivo até nos anos de crise, em 2017, por exemplo, a receita do mercado subiu 3,9%.
Contudo, com o aumento das tendências fitness e saudável na qual vivemos, o segmento têm se preocupado cada vez mais em acrescentar elementos de saúde e bem-estar em seus cardápios. Ingredientes orgânicos e com procedência comprovada, se tornaram opções preferidas nos carrinhos de supermercado daqueles que necessitam de uma “boquinha” rápida.
Com a possibilidade que o mercado oferece, a Uni Alimentos tem expectativa de crescimento de 30% ao ano e busca ampliar cada vez mais sua área da atuação. “Trabalhamos arduamente para oferecer ao cardápio dos brasileiros produtos que atendam às necessidades da sociedade, aliado a seguridade, sabor e praticidade”, conclui Gomes.