•  quinta-feira, 21 de novembro de 2024

O impacto da pandemia nos pequenos negócios. Pequenos negócios ampliaram o faturamento durante a crise

De acordo com o Sebrae a pandemia mudou o funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil, o que equivale a 31% do total.
Levantamento feito pela instituição mostra que, apesar da queda no faturamento de 88% dos entrevistados, 400 mil empresas registraram aumento médio de 47% na receita

Apesar da situação atual, pequenos negócios ampliaram faturamento durante a crise. O comércio varejista e o ramo de alimentos e bebidas, conseguiram equilibrar o fluxo de caixa e até registrar crescimento no faturamento. A pesquisa ouviu 6.080 empreendedores de todo o país e concluiu que 400 mil pequenos negócios tiveram aumento médio de 47% na receita.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, pequenas empresas que passaram a inovar e mudaram seu modelo de negócio estão conseguindo se manter. “Observamos que, ainda que em um percentual baixo, se comparado ao resultado macro da pesquisa, os empresários que enxergaram oportunidades e se reinventaram saltaram na frente dos outros. Segundo nossa pesquisa, entre as micro e pequenas empresas que tiveram crescimento na receita durante a crise, cerca de 48% mudaram o modo de funcionamento, apostando mais em entregas on-line e serviços na internet”, disse o executivo.

Entre os 14 segmentos analisados na sondagem, restaurantes, lanchonetes, marmitarias e afins, são exemplos de como a adaptação e a inovação podem render resultados positivos. No segmento de alimentos e bebidas, por exemplo, 92% dos que aumentaram o faturamento adaptaram o negócio ao modelo de entrega (delivery). Percebemos que os empresários que apresentaram crescimento no faturamento encontraram uma oportunidade de negócio, conseguiram capturar o mercado. Muitos deles já faziam entregas e investiam em marketing digital,” destacou o Melles.

Além de webinários diários, produzidos pela rede Sebrae nos estados, o Portal Sebrae oferece desde 20 de março uma página exclusiva com orientações para os empreendedores enfrentarem a pandemia. Nela, o empresário encontra dicas e conteúdos específicos para proteger o negócio e minimizar os prejuízos. Recente pesquisa do Sebrae revelou que 89% dos pequenos negócios já enfrentam queda no faturamento.

 

(Luisa Sanches)

Ler Anterior

Indicadores de emprego apontam percepção negativa sobre mercado

Ler Próxima

Terminal Central recebe ação educativa para prevenção à COVID-19 em Jundiaí