Estratégia de fusão e aquisição de empresas movimenta economia em 2020
Adtail NewBlue, Semantix e CoreBiz adotaram a tática para ampliar participações no mercado e aumentar faturamentos
Empresas que desejam crescer e expandir a atuação em seu setor têm um caminho natural a seguir: apostar na aquisição e fusão com outras companhias. A estratégia já é consolidada no cenário econômico e, mesmo com instabilidade financeira em todo o mundo, segue em alta para 2020.
É o que aponta pesquisa conduzida pelas empresas Baker Tilly International e Mergermarket. Mais da metade dos executivos entrevistados (54%) preveem aumento nos negócios de fusões e aquisições em 2020. O Brasil, mesmo em gradual recuperação econômica, é o décimo mercado com mais oportunidades no levantamento.
Adquirir ou se fundir a uma empresa é a forma mais segura e eficiente de expandir a operação para outros nichos de sua área. Isso porque a transação permite que a compradora tenha acesso a produtos e serviços da adquirida, além de expandir sua carteira de clientes e rede de fornecedores.
Além disso, em um movimento de transformação digital, é uma forma de combinar tecnologias e unidades de negócios a fim de desenvolver soluções mais completas para o mercado. Além, é claro, de atuar em novas áreas e segmentos, expandindo a possibilidade de oportunidades de negócio.
Adtail NewBlue, Semantix e CoreBiz são três exemplos de empresas brasileiras que apostaram em fusões e aquisições no início de 2020 para expandir as participações no mercado neste ano. Confira:
Adtail e NewBlue anunciam fusão no mercado digital
Pertencentes à holding DBG (Digital Branding Group) e especializadas em serviços digitais orientados à performance e à inteligência de dados, as duas agências anunciam a fusão de suas operações. A nova empresa assina o nome Adtail NewBlue e o objetivo é expandir a participação no mercado, atendendo a clientes de todo o país.
Agora, têm em seu portfólio mais de 80 clientes, aproximadamente 90 colaboradores bem como escritórios em Porto Alegre (RS) e em São Paulo (SP). Adriana Campos, responsável pela Adtail, assume como CEO. O posicionamento da nova empresa segue com dois pilares: performance e estratégia digital com metodologia orientada a dados. Os serviços contemplam gestão de mídia, BI, direção de arte, SEO, CRM e conteúdo.
“Entendemos a nossa capacidade de atuar de forma estratégica, levando resultado para diversos perfis de anunciantes. Então optamos por unir e aumentar o nosso share de mercado, contribuindo ainda mais para o crescimento do digital”, explica Adriana Campos, CEO da Adtail NewBlue.
Semantix adquire FastOmni
Referência em soluções de big data analytics e inteligência na América Latina e com mais de dez anos de mercado, a Semantix adquiriu a operação da FastOmni, desenvolvedora de plataforma de software e dados de e-commerce B2C e B2B. Com a transação, a empresa amplia sua atuação no segmento de varejo/e-commerce.
Esta foi a primeira aquisição realizada pela Semantix, que passa a ter 100% das operações da FastOmni. O acordo inclui produtos, serviços e carteira de clientes, além de ampliar o quadro para cerca de 300 profissionais, como engenheiros e cientistas de dados, desenvolvedores, especialistas setoriais e força de vendas no Brasil e na América Latina.
“Esse mercado tem grande necessidade de acelerar o desenvolvimento em tecnologia nos próximos anos, principalmente o uso de big data e inteligência artificial. Com a aquisição, pretendemos ampliar nossa participação no segmento de varejo e promover o desenvolvimento de soluções cada vez mais completas, automatizadas e eficientes. Novas aquisições estão sendo estudadas para acelerar nossa estratégia de crescimento ainda em 2020”, comenta Leonardo Santos, CEO da Semantix.
CoreBiz adquire operação da Click Qi
Agência especializada em marketing digital, a CoreBiz também está com projeto de expansão em 2020. A empresa anunciou a aquisição da Click Qi, companhia focada em tecnologia e performance para e-commerce. O objetivo é abrir um laboratório de tecnologia da empresa no interior paulista, fazendo com que a região seja um polo de inovação da marca.
Agora, são cinco escritórios: três no Brasil (Alphaville, Rio de Janeiro e Franca), um em Buenos Aires, na Argentina, e outro na Cidade do México. O quadro de funcionários saltou para 220 pessoas, e a expectativa de faturamento para 2020 é de R$ 42 milhões. Com a medida, Bruno Cury assumiu como novo diretor de operações da CoreBiz.
“Entendemos que ambas as empresas se completam, o que gera mais força para o crescimento da operação. A Click Qi tem muito a somar para a evolução constante da marca, e meu desafio é trabalhar para que a operação se mantenha alinhada aos objetivos”, comenta Cury.