Conheça as cidades mais empreendedoras do país, segundo a Endeavor
Veja a lista completa do Índice de Cidades Empreendedoras, realizado pela Endeavor em parceria com a Enap; São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Osasco (SP) foram as primeiras colocadas. São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Osasco (SP) são as cidades mais empreendedoras do país. As informações são do Índice de Cidades Empreendedoras, realizado pela Endeavor em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Avaliando as 100 cidades mais populosas do Brasil, o ranking se baseia em sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
Neste ano, destacam-se cidades menores e do interior do país. Completam a lista das dez cidades mais empreendedoras Vitória (ES), Brasília (DF), São José dos Campos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Jundiaí (SP), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).Renata Mendes, diretora de relações institucionais e governamentais da Endeavor, conta que um dos avanços do índice neste ano foi a possibilidade de avaliar mais cidades, fruto da parceria com o Enap. “Até 2017, como a Endeavor fazia esse estudo sozinha, era possível avaliar apenas 32 cidades. Neste ano, construímos algo mais ambicioso”, diz. Para a diretora, esse é um ganho para cidades e para os gestores públicos, que podem criar metas e projetos com base nessas informações.
O índice também avalia cada critério separadamente, o que mostrou como cidades fora do eixo econômico mais tradicional, como São Paulo e Rio de Janeiro, têm trabalhado em prol do empreendedorismo. Na dimensão “inovação”, por exemplo, Florianópolis (SC), Caxias do Sul (RS), Joinville (SC) e Curitiba (PR) lideram. No critério “capital humano”, ocupam as primeiras posições Vitória (ES), Niterói (RJ), Juiz de Fora (MG) e Palmas (TO), entre outras. E na dimensão “cultura empreendedora” há um forte predomínio de cidades do Norte e do Nordeste, como Porto Velho (RO), Manaus (AM), Rio Branco (AC) e Maceió (AL).Para a diretora da Endeavor, esta última dimensão é um exemplo de análise regional que pode ser feita. “Fica claro que existe uma vontade, uma intenção de empreender. Com o contexto correto, há um caminho natural para crescer”, diz.
Abaixo, confira a lista das 10 primeiras colocadas do índice – e a lista completa das 100 cidades na imagem. A seguir, confira as 10 primeiras colocadas nas sete dimensões avaliadas.
1ª São Paulo
2ª Florianópolis
3ª Osasco
4ª Vitória
5ª Brasília
6ª São José dos Campos
7ª São Bernardo do Campo
8ª Jundiaí
9ª Porto Alegre
10ª Rio de Janeiro
Por Luisa Sanches