Congresso SAE BRASIL debate desafios da formação de engenheiros para a mobilidade sustentável
Na busca para oferecer tecnologias de mobilidade cada dia mais inovadoras, disruptivas e sustentáveis, o mercado visualiza nas instituições de ensino mentes que pensam além. As técnicas de ensino superior tradicionais e teóricas não preenchem essa lacuna existente e o gap atual é romper as barreiras analógicas do pensamento. O desenvolvimento emocional para a transformação digital que a mobilidade sustentável exige deve fazer parte deste novo pensamento.
Diante desse cenário, a educação no ensino superior e a formação de novos engenheiros serão aspectos debatidos na 28ª edição do Congresso e Mostras Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, que ocorre de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, simultaneamente à 22ª FENATRAN – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga.
O tema será abordado durante o Painel Temático “Educação de Engenharia”, que ocorre nesta terça, 15 de outubro, às 15h30. Os debates destacarão os conflitos entre a educação tradicional e a indústria 4.0, traçando um panorama sobre como as universidades brasileiras estão preparando os profissionais para os desafios da Engenharia da Mobilidade.
“O termo sustentabilidade tem, no mínimo, dois significados: a sustentabilidade do planeta e a consequente utilização de seus recursos; e a sustentabilidade do conhecimento, mostrando de que forma teremos recursos intelectuais para nos manter ativos e contribuindo para a sociedade por um longo período. Em ambos os casos, precisamos fincar os pés nos pilares do conhecimento conceitual”, analisa o chairperson do Comitê Educação de Engenharia do Congresso SAE BRASIL 2019, Mauro Andreassa.
O painel reunirá lideranças e profissionais do setor, bem como estudantes de Engenharia Mecânica. Participam do evento Marli Donizeti de Oliveira, consultora e proprietária da Marli Oliveira Consultoria em Gestão de Pessoas; Ricardo Alexandre Carmona, especialista em Educação Profissional do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); Rodrigo Callegaris, estudante do Centro Universário FEI; Tamy Cristina Gonçalves de Lima, especialista de Inovação da Bimbo do Brasil. O mediador do painel será Mauro Andreassa, do Instituto Mauá de Tecnologia.
O Congresso SAE BRASIL contará ainda com outros oito painéis temáticos. Confira abaixo a programação completa.
Dia 15/10 – Transformação Digital (às 11h), Educação de Engenharia (às 15h30) e Painel Presidentes (às 18h), que conta com a participação de presidentes da Scania, Uber Brasil, DHL Brasil e ABB Brasil.
Dia 16/10 – Caminhões e Ônibus (às 9h), Ferroviário (às 14h) e Engenheiros-
chefes (às 16), com executivos da Ford, Renault, Volvo, Engie e Visteon South America.
Dia 17 de outubro – Operações Industriais Conectadas (às 9h), Veículos Elétricos e Híbridos (às 14h) e Painel Internacional (às 16h), com as presenças confirmadas de profissionais da Edag e Scania.
Apresentação dos Papers
O tema educação também será destaque durante as Sessões Técnicas. Na ocasião, 112 papers foram selecionados e serão apresentados no Congresso SAE BRASIL. Os estudos se destacam pelo alto potencial de utilização e aplicabilidade por indústrias e áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Eles concorrerão aos prêmios “Melhor Paper Nacional” e “Melhor Paper Internacional”. O autor do “Melhor Paper Nacional” será contemplado com uma premiação em dinheiro, além de ser convidado pela SAE BRASIL a visitar e apresentar seu paper na edição 2020 do Congresso SAE INTERNATIONAL, nos EUA.
Premiações incentivam universitários
O Congresso SAE BRASIL 2019 também incentiva profissionais e estudantes de Engenharia a participarem de suas premiações. Destaque para o Prêmio SAE BRASIL Jovem Engenheiro – Dr. Ozires Silva, para jovens profissionais da engenharia; Prêmio SAE BRASIL Estudantil – Educação de Engenharia, que destaca jovens recém-formados; e Prêmio SAE BRASIL, concedido a personalidades com amplo reconhecimento nacional e internacional.
O Congresso premia ainda três empresas expositoras da edição deste ano, com o título “Destaques Tecnológicos do Congresso SAE BRASIL”; além de consagrar os “Destaques do Ano”, reconhecendo o trabalho desenvolvido por profissionais em diversas categorias.
Mostra Tecnológica e inovações do setor
Para complementar a programação do Congresso SAE BRASIL, estudantes e demais visitantes poderão acompanhar de perto as novidades tecnológicas que serão expostas na Mostra Tecnológica. Este ano o evento recebe estandes das seguintes marcas: Aethra, Acument, Applus Idiada, Borgwarner, CBMM, Eaton, General Motors do Brasil, Gestamp, Hoganas/SKF, Infinite Foundry, Man (Volkswagen Caminhões e Ônibus), Maxion, Mercedes-Benz do Brasil, FCA, NEO Rodas, Nicro Bolta, Metalúrgica Fey, NSK, Robert Bosch, Scania, Schaeffler, Sulbrás, Toyota e Weber/Kolfix.
Tecnologia de ponta também poderá ser vista no espaço New Mobility, que conta com a curadoria da SAE BRASIL. Destaque para a exposição do mock up do Hyperloop, o primeiro modelo de cápsula de transporte da Hyperloop TT em escala 1:1. Na ocasião, os visitantes terão a oportunidade de experimentar a sensação de viajar na velocidade do som por meio de um programa de realidade virtual. Além de mover cargas e pessoas a velocidades sub-sônicas, o sistema Hyperloop TT gera excedente de energia, capturada do sol.
Esse modelo de transporte é produzido em cápsulas aerodinâmicas e viajam dentro de tubos magnéticos, que por sua vez são cobertos por painéis solares. A estrutura gera energia limpa para mover as cápsulas e abastecer cidades no entorno das linhas de transporte. Duas linhas experimentais do protótipo já funcionam em Toulouse, na Franca, e em Abu Dhabi.