•  domingo, 24 de novembro de 2024

Black Friday é Natal dos golpistas: Veja os canais mais usados e fuja de ciladas

Assim como as vendas da Black Friday, as reclamações estão a todo vapor no Brasil. Somente nas primeiras horas do dia, o site Reclame Aqui registrou 4.850 queixas contra estabelecimentos comerciais. De acordo com a plataforma, o volume é 45% maior do que o mesmo período do ano passado, com média de 115 reclamações por hora.

Thiago Tavares, presidente da Savernet, listou à CNN os principais canais utilizados por golpistas para que o consumidor fuja deles.

“A Black Friday é considerada o Natal dos golpistas. Existem muitas contas falsas em redes sociais e sites clonados tentando aplicar todo tipo de golpe. Desde vender produtor que jamais serão entregues até coleta de dados através de falsos cupons de descontos. É preciso ficar muito atento antes de efetuar uma transação”, aconselhou.

Segundo Tavares, os canais favoritos usados por golpistas na Black Friday 2020 são:

– redes sociais;
– apps de mensagens de forma geral, incluindo o WhatAapp;
– SMS;
– perfis falsos e clonados de estabelecimentos verdadeiros.

O especialista reforçou que utilizar a verificação em duas etapas nos aplicativos também é um aliado importante para evitar fraudes e roubo de dados bancários.

“Estamos com uma campanha para conscientizar os usuários sobre como ativar a verificação em duas etapas, algo que todo mundo pode fazer e está disponível nos apps das redes sociais. Isso protege contra clonagem das contas”, explicou.

CNN BRASIL

Ler Anterior

MEC lança jogo virtual para ajudar na alfabetização de crianças

Ler Próxima

Quando as vacinas contra a Covid-19 estarão disponíveis para os brasileiros?