Black Friday 2019 – Varejo se prepara com investimento em plataforma multisserviços para alavancar vendas de celulares
“A data deve movimentar R$ 13,5 Bilhões e celulares são o principal foco dos clientes que pretendem comprar na data, para isso operadoras de telefonia e grandes varejistas apostam na TradeAppOne, uma plataforma que otimiza os serviços e pagamentos, amplia possibilidades de venda e garante atendimento diferenciado e rápido! ”
Desde 2010, ano da primeira BlackFriday brasileira, a data vem ganhando força no varejo e este ano, pela primeira vez, os números de expectativa de venda estão equiparados entre e-commerce, que era o principal foco da data, e lojas físicas. A expectativa é que a data movimente R$ 13,5 bilhões e, segundo uma pesquisa de intenção de compra realizada, 48% dos entrevistados que pretendem se aproveitar dos descontos prometidos na BlackFriday, pretendem comprar celulares.
Com o objetivo de surfar essa onda que cresce ano a ano e que em 2019 promete recorde de vendas, as operadoras de telefonia celular e os grandes varejistas tem implementado soluções com o objetivo de otimizar a jornada do consumidor, oferecendo produtos e serviços de maneira simples, atrativa e com facilidades que impulsionam o consumo.
Transformar o modelo de venda de serviços no varejo. Essa foi a premissa que baseou o desenvolvimento da TradeUp, multinacional brasileira que atua no mercado desde 2015 e que vem revolucionando ano a ano a experiência de compra e venda nos maiores varejistas e operadoras de telefonia do país.
“Antes de mais nada, aqui na TradeUp somos todos apaixonados pela dinâmica do varejo. Sua sazonalidade, as diferenças culturais que encontramos em um país com as dimensões e peculiaridades do Brasil, o grau de comprometimento,
No final de 2016 após analisar a primeira versão da plataforma TradeAppOne, a Claro, uma das maiores operadoras de telefonia do país contratou a TradeUp para desenvolver o SIV (Sistema Integrado de Vendas), que passou a ser a sua nova ferramenta de ativação de planos de telefonia móvel para o varejo nacional.
“Em dezembro de 2016 eu escrevi a primeira linha de código do SIV. De alguma forma eu sabia que aquele era o primeiro passo para algo verdadeiramente grande”, lembra Rafael Sandim, Head de Desenvolvimento da TradeUp.
Depois de quase um ano de operação no varejo e de resultados realmente surpreendentes, a BlackFriday de 2017 foi o grande divisor de águas para a companhia e 2019 promete resultados e alcance ainda mais expressivos.
“Tínhamos uma meta extremamente agressiva para a Black Friday e sabíamos que seria o batismo de fogo do SIV. A Claro precisava se destacar nessa que é a data mais importante para o consumo brasileiro e assim aumentar seu market share. A plataforma favoreceu muito a alta performance dos vendedores nas ativações, ao mesmo tempo em que entregava a nós, gestores, relatórios em tempo real informando como estavam as vendas nos quatro cantos do país. Isso nos possibilitou agir pontualmente, deslocando nossos key accounts de maneira estratégica para apoiar os vendedores nos pontos de venda de acordo com a demanda. Foi realmente um divisor de águas”, afirma Vinícius Benjamin, Diretor de Canais Massivos da Claro.
Foi após o êxito na campanha de BlackFriday da Claro que a TradeUp entrou no radar das demais operadoras de telefonia, seguradoras e outros fornecedores de serviços que desejavam ampliar sua presença no varejo. Em 2019 os planos são bem mais ousados. Após uma consolidação de liderança no mercado operando os grandes players (C&A, Riachuelo, Pernambucanas, iPlace, Grupo GPA, Ricardo Eletro e Via Varejo e também em regionais como Fujioka, Lebes, Schumman, Taqi, Casa & Vídeo, entre outros), o objetivo da empresa para essa BlackFriday é oferecer aos pequenos varejistas a mesma plataforma e possibilidades de otimizar os resultados da data.
“Nós vamos oferecer aos pequenos e médios varejistas os mesmos serviços que os grandes já têm. Individualmente, os pequenos muitas vezes não têm a força necessária para conseguir bons contratos com as operadoras de telefonia, seguradoras e demais fornecedores. Esses grandes fornecedores, por sua vez, precisam de escala para poderem oferecer seus serviços com remunerações que sejam atraentes para os varejistas. Nós estamos ajudando nessa aproximação, consolidando um grande bloco de pequenos varejos em todo o território nacional. Já estamos presentes em muitos deles com algum tipo de serviço isolado, mas o que vamos fazer agora é integrar um verdadeiro ecossistema de valor ”, explica Breno.
Atualmente a TradeUp, por meio da plataforma digital multisserviços TradeAppOne, realiza as ativações de todas as operadoras de telefonia do Brasil no varejo, além de ser a fábrica de software das operadoras Claro e TIM. Outros serviços como seguros, sistema de segurança digital da McAfee (a TradeUp é distribuidora da McAfee na América Latina), planos odontológicos, cursos online e fluxos de trade in e buy back também estão disponíveis na plataforma, a fim de consolidar esse ecossistema, a TradeUp conta agora com mais 4 empresas no grupo: a Panorâmica Corretora de Seguros, a Hybrid Agência de Marketing Digital, a TradeNet BPO, focada no atendimento a seguradoras e o SixBank, gateway de pagamento nativo da plataforma TradeAppOne que irá se tornar um banco digital em 2020. O objetivo é desburocratizar o acesso ao crédito tanto para os pequenos e médios varejistas quanto para seus clientes, fortalecendo as economias locais e ampliando o acesso aos serviços.
“Temos parcerias muito fortes que nos possibilitam oferecer aos varejistas serviços com condições diferenciadas, mas nada impede que integremos fornecedores que os varejistas já tenham. Nosso objetivo é fortalecer toda a cadeia produtiva e o TradeAppOne é uma ferramenta que já provou o seu valor nesse sentido. Nossas empresas estarão à disposição das redes varejistas. Através da nossa plataforma elas poderão vender seguros e distribuir a solução de segurança digital da McAfee, por exemplo, recebendo a mesma remuneração das grandes redes. Poderão utilizar nossa agência de marketing digital para trabalhar sua base de clientes e fazer prospecções além de contarem com um gateway de pagamento e um banco digital com taxas diferenciadas. Nosso time estará acompanhando de perto durante toda a jornada. Não só na fase de implementação e treinamento como também no dia a dia. Isso é o que garante nossa consistência”, completa Breno.