Até R$ 45 mil: veja quais são os hatchbacks mais baratos
Com valor abaixo de R$ 30 mil, hatches seminovos da Renault e Fiat são os mais acessíveis do mercado
São Paulo, 03 de fevereiro de 2020 – Quando um novo ano começa, muitos consumidores costumam ficar de olho no preço dos carros. Devido a necessidade de queima de estoque do ano anterior, as lojas podem abaixar o preço, dar descontos ou montar estratégias para atrair o consumidor. Pensando nisso, a KBB Brasil, referência em precificação de automóveis novos e usados, analisou o mercado de hatchbacks seminovos com ano-modelo 2019 e levantou os veículos com os valores mais baixos – de R$ 27 mil a R$ 45 mil – da categoria e as suas respectivas desvalorizações após um ano de uso.
As montadoras Renault e Fiat possuem o melhor posicionamento no estudo, uma vez que oito hatches, dentre o top 10, pertencem às marcas. Os modelos Renault Kwid Life 1.0 12V SCe mecânico e Fiat Mobi Easy 1.0 8V flex mecânico são os únicos encontrados abaixo de R$ 30 mil, com R$ 27.759 e R$ 29.964, respectivamente.
No entanto, nota-se que os preços, sendo mais baixos ou altos, não determinam as variações das desvalorizações. Por exemplo, o Citroen C3 Start 1.2 12V flex mecânico é o menos desvalorizado, mas aparece em 9º posição, com valor de R$ 39.437 e -2,92% em queda de valor. Já a média ponderada de desvalorização do levantamento fica em 7%, abaixo da média do mercado brasileiro – entre 8% e 12%.
Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste estudo foi aplicado o conceito de desvalorização, levando em consideração todo o período de vida dos modelos analisados.
A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.