3 atitudes para incorporar na sua personalidade e realizar projetos pessoais
A mentora de produtividade Marcele Policarpo desenvolve um trabalho voltado exclusivamente para as mulheres que precisam otimizar o tempo para atingir objetivos, sem deixar de lado o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Ao ministrar seus cursos, ela costuma pontuar três atitudes que precisam ser incorporadas no comportamento de quem precisa dar vida naquele projeto que, por algum motivo, ficou pelo caminho. Vamos lá!
1- Estabeleça onde quer chegar e tenha metas
Já dizia o velho ditado: quando não se sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. Provavelmente você já deve ter lido ou escutado essa frase uma dezena de vezes e em diferentes situações. O dito tão popular está enraizado no comportamento de diversas pessoas, já que muitos esperam as coisas acontecerem ou não tem um projeto claro de vida.
Aqui, a dica é muito simples. Decida onde quer chegar em diferentes etapas da sua vida e crie metas claras para cumprir os seus objetivos de forma fácil e produtiva ao mesmo tempo. Durante o processo é importante evitar comparações e entender como funciona a sua produtividade em particular. Pegue leve e olhe apenas para você, porque correlacionar o seu sucesso com o do outro pode deixar você em uma posição inferior.
2- Mantenha a disciplina
Decida ser a pessoa que não desiste! A maioria das pessoas sonham com grandes projetos, mas não fazem quase nada para realizar de fato ou desistem no meio do caminho. Se o seu objetivo é passar em um concurso público, por exemplo, você precisa estabelecer uma rotina de estudos para dominar as matérias que estão previstas na prova. A rotina de estudo deve ser feita religiosamente para que vire um hábito.
3 – Não seja multitarefa
Esqueça aquela história de ser multitarefa e coloque a sua energia em algo que gere resultados e tenha disciplina. É comum as pessoas terem uma ideia errada de que conseguem executar várias atividades ao mesmo tempo. O fato é que quando a sua atenção fica em duas coisas ao mesmo tempo você não está focada em nenhuma delas. Ser multitarefa pode comprometer o seu nível de produtividade e, consequentemente, te afastar da realização dos seus projetos pessoais.
Se você for uma pessoa dispersa, vale usar a tecnologia ao seu favor, utilize uma agenda ou planner para organizar a sua rotina.
Ficou alguma dúvida? Marcele Policarpo compartilha essas e outras dicas nas suas redes sociais para ajudar quem precisa atingir objetivos, sem deixar perder o equilíbrio da vida pessoal.