•  sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Festeju: teatro ao ar livre atrai o olhar e a curiosidade do público em Jundiaí

Ao som de tambores, afoxés e alfaias, a companhia campineira Damião de Teatro apresentou na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz) a peça “Presepadas de Damião”. O espetáculo ao ar livre embalou, a partir das 16h, a saída do trabalho e o trânsito dos pedestres e foi convidativo para os olhares curiosos e atentos de quem ali decidiu parar para conhecer a história de Damião, um homem bom que tinha direito a fazer três pedidos a Maria de Nazaré e ao meninos Jesus.

A peça é uma das selecionadas pela Cena Profissional do Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju), que neste ano chega à sua terceira edição, com recorde de inscritos (mais de 130 companhias de teatro) e com oficinas, rodas de conversa, além de apresentações ao ar livre, no Complexo Fepasa e no Teatro Polytheama.

Para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, além da oportunidade de acesso ao teatro, as apresentações ao ar livre ajudam a divulgar o Festival. “É muito legal oferecer uma oportunidade cultural como esta, no meio da praça, e isso ajuda a despertar a curiosidade destes espectadores para que também assistam aos espetáculos gratuitos no teatro”, comemorou o gestor. “Também é motivo de muita alegria ver como o recorde no número de inscritos trouxe ao festival grupos de alta qualidade”.

Weslley Costa, de 18 anos, é morador de Campo Limpo Paulista e veio ao Centro de Jundiaí para trazer um equipamento à assistência técnica. À vontade, sentou-se no chão para acompanhar o espetáculo. “Foi o estranhamento que atraiu o meu olhar. Ter um espetáculo na praça não deve ser algo estranho, mas sim apreciado como normal. Por isso, parabenizo a Prefeitura de Jundiaí por realizar algo que promova a inclusão cultural e social”.

Mais Festeju
O Festival segue com programação gratuita até este domingo (22), quando será realizada a noite de premiações no Teatro Polytheama a partir das 19h.

Pela Cena Profissional, estão programadas as seguintes apresentações no Teatro Polytheama: nesta terça (17), às 20h, “Eu sou eu, Anne Frank”, do Grupo Alumiah; na quinta (19), também às 20h, a peça “Caravela da Ilusão”, do Espaço Núcleo; na sexta (20), às 20h, “Sertão Hamlet”, da Sertão Teatro Infinita Cia.; no sábado (21), às 18h, “Maria menina, a peça”, da Minha Dupla Cia.; e no domingo (22), às 18h, “Meu Mundo Redondinho”, da companhia Gatos Gordos. E ainda na Praça Governador Pedro de Toledo no sábado (21), às 11h, “O Poste”, de Daniel Salve.

Já pela Cena Amadora, o Complexo Fepasa recebe nesta segunda (16), às 20h, a apresentação de “Sonho de uma noite de verão”, da Cia. de Teatro Práxis, e no sábado (21), às 15h, a peça “Alquimistos”, do Grupo Arteia. Os votos populares pela Cena Amadora estão sendo contabilizados por meio de voto online.

A programação completa do Festival pode ser conferida no hotsite.

 

Ler Anterior

Networking Day reuniu empresários da região na Câmara de Itupeva

Ler Próxima

Franquias criam modelos mais econômicos para atrair novos investidores