Com esforços de Itupeva, Circuito das Frutas integra a Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2019/2020
Desde que Itupeva foi eleita a cidade responsável pela Secretaria Executiva do Circuito das Frutas, após uma eleição realizada em janeiro, a Secretaria de Agricultura, Turismo e Cultura tinha uma missão: fazer com que o Circuito atendesse na íntegra a Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2019/2020. E a missão foi cumprida!
Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pelo Ministério do Turismo e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e um Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) ativo. Essa atualização faz parte do Programa de Regionalização do Turismo Brasileiro.
Ainda entre os critérios está o orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.
“É importante reforçar que se o município não estiver no mapa, fica mais restrito o fechamento de convênios e parcerias nas esferas estaduais e federais. Além disso, também há o estreitamento da relação entre município, Estado e União. Foi um trabalho demorado e muito detalhado, onde contei com a colaboração dos municípios do Circuito das Frutas”, explicou Rita Bonequini, Supervisora de Desenvolvimento Turístico e responsável pelo trabalho.
Os municípios recebem ainda o certificado digital, que é uma maneira de comprovar a participação da cidade no Mapa como destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.
Sobre o mapa – A avaliação é realizada a cada dois anos em todo o país e leva em conta o índice de visitantes, quantidade e qualidade dos hotéis, atrações turísticas, dentre outros itens importantes para o desenvolvimento turístico.
Além de avaliar, essa classificação também é responsável por definir os investimentos que devem ser realizados por meio dos programas do Ministério do Turismo. Os municípios bem avaliados e que são incluídos no mapa, passam a receber atenção especial de planejamento, desenvolvimento e estímulo no setor turístico, através de recursos federais.
O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e a versão impressa foi entregue nesta sexta (13) pelas integrantes da Secretaria de Agricultura e Turismo ao prefeito, Marcão Marchi, e ao vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafa.