Prefeito sinaliza intenção de implantar o Projeto City Câmeras em Itupeva
O prefeito de Itupeva, Marcão Marchi se reuniu no final da tarde desta sexta-feira, 30 de agosto, com o deputado estadual, Heni Ozi Cukier. O encontro realizado no Paço Municipal tratou sobre o Projeto City Câmeras.
Heni Ozi também afirma que o projeto não implicará a visualização direta deste monitoramento. “Mas ao mesmo tempo é notório que as imagens estarão gravadas, possibilitando a ampliação da rede de trabalho de todas as forças de segurança, permitindo a verificação de algo que tenha ocorrido no dia anterior ou em outra data e em diversos pontos do município”, comenta.
O deputado reforça que o projeto não terá custos para a cidade. “Pois às câmeras não são do município e as pessoas se conectarão ao sistema, de um jeito inteligente, a partir de recursos que já existem e com a potencialização dos equipamentos para o uso da segurança pública”, diz.
O modelo do Projeto City Câmeras já foi adotado em outras localidades, como por exemplo, a cidade de São Paulo. Segundo o deputado Heni Ozi, que atuou como secretário de Segurança na Capital Paulista, em 2017, a iniciativa foi um sucesso. “E, atualmente, São Paulo conta com quase três mil câmeras ligadas ao sistema, sem custo nenhum para o município e, agora como deputado estadual estou expandindo a ideia para outras partes do estado, como no Vale e também no Aglomerado Urbano de Jundiaí, sendo Itupeva a primeira cidade da região”, confirma.
Por sua vez, o prefeito Marcão Marchi declarou que entendeu claramente o propósito do projeto e destaca que já tinha a intenção de implantá-lo na cidade. “Afinal, o mesmo não terá custos e fortalecerá a segurança do município. Agora, vamos apoiar essa causa e apresentar a iniciativa para os demais gestores do Aglomerado Urbano de Jundiaí”, ressalta.
Sobre a implantação – De acordo com o deputado, a implantação do projeto depende dos trâmites municipais. “A Prefeitura de Itupeva terá que avaliar as questões burocráticas e legais para elaborar um edital, convocar as empresas interessadas e, de forma transparente, apresentar no site quais as empresas parceiras que liberaram o seu sistema e as mesmas venderão seus serviços de câmera ou de imagem para o consumidor e ele saberá que o serviço estará ligado às forças de segurança da cidade”, explica.
O comandante da Guarda Civil Municipal, José Augusto Gonçalves Alves e o subinspetor, José Mario Pereira da Silva também participaram da reunião e aprovaram a iniciativa proposta. “A ideia é muito interessante, pois este sistema agregará a atual estrutura que dispomos na cidade. Hoje, a GCM possui 27 câmeras de monitoramento e se o projeto seguir adiante ampliará o nosso desempenho e o trabalho diário de prevenção ao crime”, afirmam.
O encontro realizado no Paço Municipal também contou com a presença do apoiador do deputado Heni Ozi, Silvio Mota e o assessor, Danilo Pereira.