Franquias de Serviços e Outros Negócios cresceram 9,3% no segundo trimestre, segundo ABF
Redes oferecem modelos home office com faturamento de até 50 mil reais mensais
O setor de franquias cresceu 6,4% no primeiro semestre de 2019, em comparação ao mesmo período do ano passado, e o faturamento passou de 70,496 bilhões de reais para 84,586 bilhões de reais, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). As redes que obtiveram o melhor desempenho foram as de serviços e outros negócios, que cresceram 9,3% no período. Para quem deseja investir no segmento, mas ainda não dispõe de grande capital, as microfranquias são a escolha de muitos empreendedores que estão abrindo um negócio pela primeira vez, já que nesta categoria são classificados os modelos com investimento inicial de até 90 mil reais..
Essa modalidade traz inúmeras vantagens para os franqueados, pois alguns modelos permitem que o franqueado trabalhe em casa, sem a necessidade de alugar um espaço físico para operar. Algumas empresas oferecem ainda a possibilidade de financiamento, para facilitar ainda mais o investimento no negócio. Somente entre 2017 e 2018, houve um crescimento de 8% das microfranquias, de acordo com a ABF, período em que muitas redes passaram a operar com microfranquias, como o Grupo Life Brasil – holding especialista em seguros de vida – que possui unidades com faturamento bruto mensal de até 50 mil reais. Com investimento a partir de 17.990 reais, a rede oferece ainda o programa de financiamento exclusivo “Minha Franquia Minha Vida”.
“Por meio desse programa, o franqueado pode dar uma entrada de 25% a 51% do valor da franquia, e parcelar o restante do valor em até 36 vezes diretamente com a franqueadora, sem juros para os modelos home office”, comenta Alberto Júnior, fundador da rede. Segundo o empreendedor, até o momento todos os franqueados da rede já solicitaram o financiamento, sem a necessidade de empréstimo bancário.
Atualmente a rede possui 19 unidades Home A.N.G.E.L.S (Agentes Nacionais de Gestão Especializada da Longevidade e Segurança), modelo que permite que o franqueado trabalhe de casa. “Os franqueados que optam por essa modalidade, não precisam gastar com despesas como aluguel, contas de água, energia elétrica e equipamentos, pois já possuem tudo que precisam em casa para tocar o negócio”, comenta Alberto Júnior. O prazo do retorno sobre o investimento da marca varia de 6 a 12 meses.
O Grupo Life Brasil possui atuação em mais de 800 cidades brasileiras, já foi classificado como uma das maiores empresas do segmento segurador e está listado entre os melhores do setor no mundo, pela Million Dollar Round Table (MDRT), a maior associação mundial de seguros, que contempla apenas 0,2 % das empresas de seguro de vida. A expectativa da rede que movimentou 30 milhões de reais em 2018, é encerrar o ano com 70 unidades em operação e ultrapassar 35 milhões de reais em faturamento até dezembro.