•  sábado, 23 de novembro de 2024

Adoção responsável de cães e gatos é tema de projeto educativo em Cabreúva

Meu amigo de 4 patas é o novo projeto das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Segurança e Defesa Social que pretende falar para alunos do 3º ano do ensino fundamental sobre guarda e adoção responsável de cães e gatos, incentivo da adoção de animais adultos, animais comunitários, vacinação e doenças, prevenção de mordidas, lei do abandono, castração e chipagem dos animais e de como funciona o Centro de Esterilização e Adoção de Cães e Gatos de Cabreúva (Creadoca).

O lançamento do projeto ocorreu na última sexta-feira, 23, na EMEB Maestro Benedito Mesquita da Silveira, no bairro Jacaré, e contou com a palestra da veterinária do Creadoca, Dra Tatiane, e com a apresentação do Dog Show da Guarda Municipal com o cão pastor belga Aruk. O cãozinho Beetowen foi uma atração à parte. Resgatado pelo abrigo após um atropelamento, Beetowen passou por várias cirurgias, mas ficou paraplégico. Apesar das dificuldades, Beetowen, com seu olhar atento e curioso, espalha amor e carinho por onde passa, e é um dos mascotes do Creadoca.

Dra Tatiane, acompanhada do estagiário de veterinária Wellington, fez questão de ressaltar aos alunos que os pets precisam, além de comida e água, de carinho, cuidados e muita atenção. Tatiane também falou sobre o Creadoca que abriga hoje 155 cães e gatos abandonados. “No abrigo os cães não passam sede ou fome, mas não estão livres do stress de conviverem com muitos outros animais. Lá eles ficam fechados e não tem como expressar seu comportamento, correr e brincar. Eles precisam de um lar de verdade e esperam pela adoçao”, ressalta.

Um vídeo sobre abandono emocionou os alunos e mostrou o quanto os animais sofrem sem cuidados. Para o secretário de Segurança e Defesa Social o projeto é um grande passo para mudar essa realidade.  “É através das crianças que podemos ter esperança de um mundo melhor. Elas se sensibilizam com a causa e levam as informações até seus pais e responsáveis”, afirma o secretário de Renato Violardi.

Ao final das apresentações todos os alunos receberam material educativo produzido pela secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Educação.

Ler Anterior

Clínica da Família terá grupo de combate ao tabagismo a partir de setembro em Jundiai

Ler Próxima

Educação lança “Projeto Identidade Cajamar”