Itupeva receberá recursos do FID para elaboração de diagnóstico relativo a idosos e cadeirantes
Representando o prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, que cumpria agenda em Brasília, o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Ribeiro Mustafa, compareceu na tarde da última quinta-feira, 8 de agosto, à sede do Governo do Estado de São Paulo – o Palácio dos Bandeirantes.
Durante a solenidade, o governador em exercício Rodrigo Garcia assinou convênios para financiamento de obras em 15 municípios, sendo Itupeva um dos beneficiados, com o valor total de R$ 68.600,00.
Garcia explicou, ainda, que mais recursos serão anunciados em breve. “Nós teremos nos próximos meses um número bastante intenso de convênios, sejam aqueles feitos por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional para cidades com até 100 mil habitantes, ou os convênios de fundos como o FID”, ressalta.
A cerimônia também contou com a participação do secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, que comentou sobre a importância dos recursos para às cidades beneficiadas, contribuindo diretamente para projetos em prol da população. “Afinal, os projetos são voltados à preservação do meio ambiente, de interesses do consumidor, à preservação do patrimônio histórico, à inclusão das pessoas com deficiência, ou seja, são todas iniciativas importantes para a cidadania”, afirma.
Presente na solenidade, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi declarou que essa é a ação de um governo municipalista. “E é esse o tipo de iniciativa que precisamos no Estado de São Paulo. Que esses convênios possam significar um grande avanço nas políticas públicas de cada uma das cidades”, salienta.
O vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Ribeiro Mustafa rendeu elogios à gestão do governador João Doria, que tem atuado em benefício dos municípios paulistas e de sua população. “Além disso, não posso deixar de lembrar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que trabalha em prol da população de Itupeva, seguindo determinação do prefeito Marcão Marchi para a criação de diversas ações de políticas públicas, como o ‘Projeto Cidadania com Acessibilidade’, que apontará o diagnóstico quantitativo de idosos e de cadeirantes existentes no município, sendo que o recurso liberado pelo Governo do Estado será destinado para este fim”, descreve.
Saiba mais – De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Aline de Melo Alves, o projeto de diagnóstico municipal georreferenciado – ‘Cidadania com Acessibilidade’ – irá contribuir para a localização e a situação dos idosos e deficientes do município. “Além do que, a partir deste georreferenciamento será possível contemplar as prioridades mais emergenciais, visando à garantia de direitos e a recuperação da cidadania, com foco na acessibilidade”, explica.
Aline também ressalta que o ‘Projeto Cidadania com Acessibilidade’ responderá dúvidas imprescindíveis, como: a quantidade de cadeirantes e idosos na cidade; onde residem e quantos necessitam de ônibus adaptados ou mais opções de transporte. “Ou seja, o projeto dará suporte para implantação de políticas públicas de qualidade”, encerra.