Chá de folha de goiaba: descubra os benefícios e veja como prepará-lo
A goiaba é bastante conhecida e também consumida pelos brasileiros. Mas você sabia que a folha da goiabeira pode proporcionar diversos benefícios à saúde se for utilizada de forma correta? Isso mesmo, podemos preparar o chá de folha de goiaba e aproveitar todas as suas propriedades.
Para saber tudo sobre esse assunto, nós conversamos com Ademar Menezes Junior, engenheiro agrônomo e consultor da Oficina de Ervas. A seguir, confira as principais vantagens de consumir esse chá:
Assim como qualquer outra planta medicinal, é muito importante que você faça o uso correto do chá de folha de goiaba. Por isso, selecionamos para você em quais situações essa bebida pode ser utilizada.
*Chá de folha de goiaba para diarreia: o chá das folhas da goiabeira, principalmente os brotos, são ricos em taninos, uma classe de substâncias químicas com ação adstringente. Além dessa atuação adstringente, o chá também auxilia no combate de possíveis infecções intestinais.
*Chá de folha de goiaba para feridas: fazer banhos ou compressas em feridas com o chá de folhas de goiaba contribui na cicatrização, além de possuir ação antisséptica.
*Chá de folha de goiaba para infecção na boca ou garganta: se existir alguma infecção ou ferida nessas regiões, o bochecho com o chá irá ajudar muito.
*Chá de folha de goiaba para problemas estomacais: alguns estudos indicam que a bebida também pode ser eficaz para combater úlcera e gastrite.
Embora apresente diversas vantagens, o chá da folha de goiaba (como qualquer outro chá) deve ser tomado de forma adequada, e nunca em excesso. Para uma avaliação segura da sua saúde, lembre-se sempre de ter o acompanhamento de um profissional da área médica.
*Como fazer chá de folha de goiaba
É bem prático preparar essa bebida e ela pode ser feita no conforto da sua casa. Ademar Menezes Junior, da Oficina de Ervas, indica este passo a passo:
Ingredientes:
1 colher de sopa de folhas de goiaba secas rasuradas (partida em pedaços menores)
500 ml de água
Modo de preparo: coloque a água para esquentar. Antes de levantar fervura, adicione as ervas e misture bem; desligue o fogo e tampe. Deixe em infusão de 10 a 15 minutos e o chá já está pronto para ser utilizado.
E aqui vai uma recomendação: o fato de adoçar o chá não elimina seus princípios ativos. No entanto, tente não utilizar o açúcar, para evitar o seu consumo exagerado. Se você quiser dar um sabor a mais à bebida, pode optar por adicionar frutas, como o limão.
*O chá de folha de goiaba é bom para o cabelo? Embora essa prática de fazer o chá e aplicar nos fios tenha se propagado, o engenheiro agrônomo informa que os estudos científicos já divulgaram várias vantagens da bebida, mas não especificamente sobre o uso do chá da folha de goiaba para queda de cabelo.
*Bebês podem tomá-lo? Não é recomendado. Na verdade, o ideal é que bebês de até seis meses de idade só consumam o leite materno. Depois desse tempo, eles devem consumir outros alimentos de acordo com a orientação do pediatra.
*O chá pode ser consumido por crianças? No caso de crianças maiores, a bebida pode sim ser consumida. Em casos de diarreia, é possível preparar o soro caseiro com o chá de folhas de goiabeira.
*O chá de folha de goiaba combate a infecção urinária? O engenheiro agrônomo destaca que os estudos científicos estão em constante evolução, porém, até os dias atuais, os principais benefícios do chá da folha da goiabeira não estão relacionados com o tratamento da infecção urinária. Para essa situação específica ele indica outras plantas, como chapéu-de-couro e as folhas de abacate.
*O chá é eficaz contra dor de dente? Na verdade, essa bebida está relacionada com infecções. Como já mencionamos anteriormente, caso exista alguma infecção na boca ou garganta, o chá pode, sim, ser utilizado.
*Existem contra-indicações para o seu consumo? O chá é contra-indicado para quem tem intestino preso e mulheres grávidas. Outro fator é que, quando consumido em excesso, pode causar hipoglicemia – a falta de açúcar na corrente sanguínea. Por isso a importância de consumi-lo com cautela e sem excessos.
*Há benefícios atribuídos erroneamente ao chá? Recomendamos prudência em relação às indicações populares sobre o uso de plantas medicinais. Daí a importância de buscar sempre informações em fontes seguras e, claro, de ter acompanhamento de um profissional.