•  sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Jundiaí dá voz às crianças em suas propostas para uma cidade ideal

Jundiaí dá voz às crianças em suas propostas para uma cidade ideal

Um grupo muito interessado, questionador, curioso, defendendo o que deseja para hoje e o futuro na cidade de Jundiaí: esta é a proposta do Comitê das Crianças, uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que mensalmente promove encontros com as crianças participantes, os pequenos cidadãos que discutem sobre o que seria a cidade ideal para eles. Vale ressaltar que Jundiaí é o primeiro município do Estado a integrar a Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças; e segundo no país, logo após Boa Vista (Roraima).

A quarta reunião da série foi realizada na tarde deste sábado (13), no Complexo Fepasa, com direito a visitação monitorada ao Museu da Cia. Paulista, o que garantiu passaporte cultural a todos os participantes e contou pela primeira vez com a presença dos pais. O encontro foi coordenado por Marcelo Peroni, gestor de Cultura, sempre no intuito de ampliar as discussões sobre os temas apontados pelas crianças anteriormente: segurança, educação, lazer e saúde, que se transformaram nos principais eixos.

A cada encontro, Peroni reforça a leitura sobre o texto da Organização das Nações Unidas (ONU) que aborda os Direitos da Criança e em 2019 completa seis décadas de sua elaboração.” No encontro deste sábado, as crianças puderam também apreciar livros como Casa Cadabra, das arquitetas Bianca Antunes e Simone Sayeg, que apresenta ilustrações convidativas sobre o projeto de cidades na visão das crianças; e teve também livro em Espanhol – Apuentes de Paseos por Propios Consejos de Niños , apresentando sugestões de roteiros feitos por crianças na cidade de Rosário (Argentina). Ao finalizar os trabalhos, será apresentado em novembro ao prefeito Luiz Fernando Machado, o documento contendo todas as propostas elaboradas pelas crianças.”

O Comitê

É formado por 28 crianças de 23 bairros de Jundiaí, divididos em sete vetores do município: Central, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste e Sul. A seleção foi feita por meio de sorteio, realizado no dia 13 de abril, no Complexo Fepasa, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Jundiaí, cumprindo a transparência do processo. Cada vetor é representado por duas meninas e dois meninos, entre nove anos e 10 anos e três meses de idade.

Laura de Camargo Bonato, 10 anos, mora no Jardim do Lago, estuda na Emeb Dr. José Romeiro Pereira (antigo Geva) – Vila Isabel Eber, e participa ativamente dos encontros. “Gosto demais da nossa cidade. Quero brincar sempre com tranquilidade: a segurança é muito importante.” Já Artur Narciso Clemente, 9, é aluno do Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ceief) Novos Caminhos, no bairro Vila Nova Medeiros, onde também mora: para ele, quanto mais espaços para brincar, melhor. “Essa é a cidade que eu sonho!”

Ler Anterior

Receita: Pipoca de Leite Ninho

Ler Próxima

Atletas de Cabreúva voltam dos Jogos Regionais com três medalhas de ouro