Projeto Máscaras é desenvolvido por alunos da EJA em Itupeva
Como parte integrante das aulas de Arte oferecidas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também como forma de propiciar uma aprendizagem significativa e pautada no trabalho interdisciplinar, a Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Educação desenvolve o Projeto Máscaras.
A iniciativa proporciona aos alunos, um estudo com o uso das cores primárias e secundárias, com influência multimídia, a partir da reciclagem e meio ambiente, bem como, linguagens visuais e estéticas.
Segundo o prefeito Marcão Marchi, projetos neste molde são importantes. “Afinal, trabalhar a autoestima na EJA possibilita um resgate da autonomia e protagonismo deste aluno, que mesmo com os desafios diários resolveu abraçar a oportunidade e retomar os estudos”, ressalta Marcão.
O projeto permite trabalhar com identidade, diversidade e autoestima. “A educação é o maior e melhor instrumento gestor de mudança e, por meio dela, o cidadão compreende a si mesmo, gerando resultados satisfatórios em seu cotidiano”, afirma o secretário de Educação, Fabio José de Andrade.
As aulas da EJA acontecem na EMEFEI Victória Cômodo Raymundo Fernandes, localizada na avenida Emílio Chechinato, 95, no Jardim Alegria, na região central da cidade e segundo a diretora da unidade, Katherine Castello Bertolini, na prática, o projeto dá continuidade ao exercício de treinar o olhar para a interpretação de imagens, formas geométricas e cores. “Além do que, possibilita o conhecimento histórico do surgimento das máscaras e inúmeras culturas”, finaliza.