Alunos participam do Sistema de Avaliação Municipal de Itupeva (SAMI)
Na última sexta-feira (14), a Prefeitura de Itupeva e a Secretaria de Educação aplicou a 2ª edição do Sistema de Avaliação Municipal de Itupeva (SAMI)
A avaliação foi realizada nos dois períodos, em escolas da cidade,contempladas por amostragem para aproximadamente 1500 estudantes, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
“O sistema de avaliação implantado em nossa Rede Municipal de Ensino nos permite diagnosticar como está a aprendizagem dos alunos, verificar em que linhas podemos aprimorar o trabalho em busca, sempre, da oferta de uma educação de excelência”, afirma o prefeito Marcão Marchi, que dá total aval para essa iniciativa.
O SAMI implantado no segundo semestre de 2018, tem como objetivo principal fomentar a mudança de cultura, corroborando com o direito à aprendizagem, como prescrito pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – 9394/96 e reafirmada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com a equipe de formação da secretária municipal de Educação, elaborado com a intenção de fortalecer o sistema de ensino, o SAMI se baseia nos dados obtidos no PROJETO APROVA BRASIL de Língua Portuguesa e Matemática, como pressuposto para repensar as possibilidades educativas e sociais dos processos, gerando dados para a compreensão e acompanhamento da realidade educacional municipal.
Fabio José de Andrade, secretário de Educação, diz que a aplicação da prova fluiu muito bem nas escolas da rede. “Agradeço o apoio e colaboração da equipe da Secretaria de Educação que atuou de forma comprometida, em prol da melhoria do ensino no município”, destaca.