Como preparar pratos saudáveis em restaurantes por quilo?
Almoçar ou jantar em restaurantes por quilo é a opção de muita gente para os dias mais corridos ou por quem preza pela variedade e escolha de cada ingrediente do prato. No entanto, há quem acabe exagerando na hora de comer nesses locais, prejudicando a saúde – o que mostra a importância de saber como montar pratos saudáveis também fora de casa.
A nutricionista Maria Clara Pinheiro esclarece o cuidado que se deve ter para preparar pratos saudáveis em restaurantes por quilo. “Sempre que for comer, procure olhar todo o buffet antes de se servir.”
A dica ajuda a evitar excessos. “Se você já sabe que a carne que vai comer está no final do buffet, você não precisa pegar nenhuma outra que esteja no início, por exemplo”, destaca a nutricionista.
*Cuidado com as armadilhas na hora de montar o prato
Pinheiro explica que é melhor optar por alimentos que não estejam “escondidos” em molhos e escolher apenas um tipo de carne ou massa, sem misturar. “Determine antes de se servir o que deve conter no seu prato. Por exemplo: um tipo de carne, um tipo de carboidrato (massa, batata ou arroz), um tipo de grão (feijão, grão de bico ou lentilha) e muitos vegetais”, enfatiza.
A nutricionista ressalta que nem todo alimento gelado é salada e, portanto, é saudável. “Tenha atenção! Se para consumir alface, você precisa de molho, bacon, cruton e queijo parmesão, é melhor não comer alface”, diz Pinheiro. Ela ainda declara que é melhor fugir da salada ceaser, por exemplo.
“Cuidado com legumes gratinados, cheios de molho branco e queijos, evite carnes empanadas e arroz à piamontese”, aconselha a especialista.
*Foque nos alimentos saudáveis dos restaurantes
Pinheiro comenta que há diversos alimentos benéficos para a saúde que podem compor a refeição nesses restaurantes, como é o caso de legumes e verduras, filé de frango, carne bovina magra de churrasqueira, filé de peixe, feijão e arroz integral.
“Procure não misturar frituras, massas e molhos gordurosos. Opte por carnes magras, legumes e verduras. Tenha em mente que não se pode ser saudável consumindo ‘só o gostoso’”, acrescenta ela.
A nutricionista apresenta um exemplo de prato saudável que pode ser feito nesses restaurantes: a entrada, diz ela, pode ser uma salada com as folhas disponíveis no dia. “Varie! Não consuma só alface. Experimente agrião, acelga, rúcula, etc.”, indica. Também é recomendado o consumo de tomate, palmito, cebola, cenoura e beterraba.
Para o prato principal da refeição, Pinheiro sugere um filé de frango grelhado ou um filé de peixe assado. Pode ser até duas fatias de alcatra da churrasqueira. O importante é escolher apenas uma das opções para manter a alimentação adequada.
Para completar, ela aconselha o consumo de arroz integral ou de brócolis e o feijão. Além disso, a nutricionista fala que purê de abóbora, abobrinha refogada, berinjela assada ou legumes no vapor podem compor o prato. Na sobremesa, é recomendado investir em uma taça de salada de frutas ou uma rodela de abacaxi.
Maria Clara Pinheiro alerta para importância de escolher os alimentos que proporcionem benefícios no momento de preparar pratos saudáveis . “A comida é nosso combustível e, por isso, devemos priorizar a qualidade na maior parte do tempo.”
“Não deve comer como se fosse folga ou fim de semana. Procure escolher alimentos saudáveis, saladas e legumes, carnes magras, evite frituras e cuidado com molhos gordurosos”, sugere a nutricionista.