Itupeva conta com programa de nutrição
Ter um familiar debilitado, acamado ou acometido por alguma doença faz com que as famílias tenham cuidados especiais, quase que 24 horas por dia. Em Itupeva, quando o assunto é a nutrição destes pacientes, o setor de Nutrição Enteral e Serviço Social entra em ação e utiliza o que que há de mais moderno no mercado.
Um paciente que utiliza sonda e faz a alimentação de forma enteral precisa que esse líquido forneça todos os nutrientes, de acordo com cada doença. Muitas vezes a dieta preparada em casa, com alimentos comuns, acaba perdendo nutrientes em todo o processo de preparação. Por conta disso, de alguns anos para cá, Itupeva passou a oferecer a dieta industrializada.
“A dieta de um paciente faz toda a diferença no dia a dia dessas famílias. Hoje utilizamos o que há de mais moderno quando o assunto é nutrição e com isso, conseguimos ver mais qualidade de vida nesses pacientes”, comentou a nutricionista Janayna Januário.
“Eu cheguei a fazer a alimentação da minha mãe com dieta em pó, que precisava ser diluída. Hoje com essa dieta industrializada nós percebemos que ela já engordou. Sem contar a praticidade que ela oferece”, disse Edna Aparecida Ruiz, filha de Francisca, diagnosticada com Alzheimer há 19 anos e acamada há nove.
“Começamos a dar esse tipo de dieta há três ou quatro anos para minha esposa. Com a outra, em pó, a gente precisava prestar atenção nos tubos, pois sempre ficavam obstruídos. O intestino dela, que também está debilitado, apresentou melhoras”, afirmou Teodoro Fernandes, esposo de Isolina, acometida pelo Parkinson e acamada há seis anos.
Mas, esse tipo de acompanhamento nutricional não é específico para pacientes acamados. Um exemplo é o de Mercídio de Oliveira, morador do Portal Santa Fé e que há 18 anos sofria com úlceras vasculares na perna, que não cicatrizavam.
“De novembro do ano passado para cá, meu pai é outra pessoa. Como ele tem diabetes, as feridas já demoram para cicatrizar. As feridas começaram a secar depois que ele passou a tomar duas vezes por dia essa suplementação passada pela nutricionista”, explicou Neide de Oliveira, filha de Mercídio.
Novo prédio – Atualmente, além da nutricionista Janayna, o setor também conta com a assistente social Fabiana Pina e Josyanny Pereira Torres, que dá apoio ao serviço social, além da estagiária em nutrição, Jéssica Santana. Uma novidade para este trabalho é que a partir desta quarta (8), um novo local estará disponível para estas atividades.
O novo endereço é na Praça São Paulo, número 2, no Centro de Itupeva.
“Esse espaço é extremamente necessário para que possamos dar um atendimento mais digno à população em um ambiente acolhedor e individualizado, em um local definitivo onde possamos ampliar cada vez mais os atendimentos”, completou Janayna.
Itupeva hoje é referência quando o assunto são as dietas enterais e a suplementação. Atualmente são cerca de 30 pacientes com dieta enteral (alimentação por sondas) e mais de 100 casos de suplementação.
O programa é gerido com recursos próprios e é oferecido de forma gratuita. São atendidos usuários que apresentam necessidades dietéticas em virtude de câncer, degeneração neurológica, doenças autoimunes, lesão vascular, lesão por pressão, sepse, síndromes, em tratamento de quimioterapia e radioterapia, paralisia cerebral e outras patologias.