OMS coloca Brasil em alto risco da volta da poliomielite; vacinação é fundamental
Importante que pais e responsáveis levem as crianças até a Unidade Básica de Saúde
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até dia 30 de setembro. Recentemente a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou como alto o risco da volta da paralisia infantil no Brasil, colocando o país em alerta máximo.
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) ressalta que a cobertura vacinal contra a poliomielite está em torno de 70%, o que significa 1 milhão de crianças desprotegidas contra uma doença que pode matar ou deixar sequelas motoras graves.
Para aumentar a adesão do público, as equipes das Unidades Básicas de Saúde do Parque das Hortênsias, do Santa Fé, da Vila São João, do Rio das Pedras e CSIII (UBS Central) estão trabalhando das 9h às 18h, de segunda à sexta-feira, para imunização do público infantil. As demais funcionam das 9h às 15h, sem interrupção no horário de almoço.
Outras vacinas – Além da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite a Saúde também aproveita a ida das crianças até a Unidade de Saúde para atualização da caderneta infantil. Atualmente estão inclusas no Calendário de Vacinação do Estado de São Paulo mais de 20 tipos de imunizantes para crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias.