Itupeva participa da Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpionismo
Ação visa orientar a população e o que fazer caso encontre um escorpião na residência
A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Saúde e das Vigilâncias de Zoonoses e Epidemiológica participa, entre os dias 22 e 26 de agosto, da Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpionismo/Escorpião. A ação visa orientar a população sobre o problema e o que fazer em caso de presença de escorpião no território.
O escorpião é um animal originalmente de mata, mas se adaptou ao meio urbano devido à ocupação humana, que vem invadindo hábitats naturais dos escorpiões e facilitando a disponibilidade de abrigo principalmente nas galerias de água e esgoto, mas também em terrenos baldios com acúmulo de entulho e lixo, e de alimento em abundância, como baratas. A forma mais adequada de se evitar o aparecimento de escorpiões nas residências é vedar os ralos (de chão e pias) frestas e vãos (portas e janelas) que permitam a entrada desses animais, que normalmente vêm das galerias de água e esgoto. Além disso, deve-se evitar o acúmulo de detritos e entulhos no terreno e quintais, principalmente aqueles que possam atrair barata e servir de abrigo para o escorpião.
As orientações em casos de picadas em seres humanos são:
– Lavar o local da picada com água e sabão
– Aplicar compressa morna
– Não espremer, não sugar e nem fazer torniquete no local da picada
– Levar a vítima imediatamente ao atendimento médico
Recolhimento do animal – A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) atua na retirada dos animais em qualquer residência. Para isso é preciso entrar em contato no telefone 4591-8527, solicitando a retirada do escorpião.