IBGE começa a entrevistar população itupevense para o Censo 2022
Prefeitura reforça a importância da colaboração dos munícipes nas respostas
O Censo deveria acontecer em 2020, mas acontecerá só agora em 2022 por conta da pandemia da Covid-19. Assim, até o começo de novembro, os recenseadores vão visitar cada domicílio nos 5.570 municípios brasileiros, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas.
Mas o que é o Censo IBGE? É uma pesquisa que o IBGE realiza a cada 10 anos. A última pesquisa aconteceu em 2010. Com a pandemia da Covid-19, houve um atraso e o Censo acontecerá agora, em 2022. Sendo assim, o levantamento realiza uma coleta de dados a respeito da população brasileira e assim traça um perfil socioeconômico do país. Além de saber o tamanho da população brasileira, o Censo tem o objetivo de obter os dados sobre as características de cada morador, como idade, sexo, religião, raça ou cor, renda, escolaridade e saneamento básico dos domicílios.
Como reconhecer um recenseador? Os recenseadores estão identificados com colete, boné e aparelho onde registram o questionário. Todos com a logo do IBGE. Além disso, no colete de cada um há um crachá com um QR Code, onde o morador pode apontar a câmera e identificar a veracidade do profissional. Em caso de dúvida, há ainda o telefone 0800 721 8181 que pode ser utilizado para pedir informações sobre a pessoa que se apresenta como recenseador.