Em bairros, agentes fazem mutirão contra a dengue em Itupeva
Os agentes da Zoonoses da cidade passaram de casa em casa nos bairros Pacaembu e Pérola neste último sábado (23) em um mutirão contra a Aedes aegypti (dengue).
O objetivo dos agentes era para identificar possíveis focos e orientar moradores na cidade que já registrou 10 casos de dengue neste ano.
Maria das Graças Oliveira contou que há três anos depois de uma viagem, foi picada pelo mosquito. E diz que não quer passar por aquilo novamente, e com isso, a moradora deixa tudo do jeito certo para que o inseto não apareça.
O vizinho Dirlei dos Santos também recebeu a visita dos agentes de Zoonoses, onde um tambor foi encontrado fechado, sem chances para o mosquito.
“A gente cobre para não pegar água, a gente pega a latinha, guarda e já põe chapa de ferro e plástico para proteger da chuva. Cada um fazendo a sua parte no quintal, fica bom”, diz.
Além da visitação casa a casa, o mutirão também contou com o apoio de um caminhão conhecido como “cata-treco” para ajudar os moradores limparem suas residências.
Há um mês Maria Cavalcante da Silva mudou para Itupeva e ela confessa que estava preocupada com a sujeira acumulada em seu quintal. “Se a gente puder combater em casa, na rua o pessoal vai fazendo a parte deles.”
A ação deve continuar nos próximos finais de semana em outros bairros, até abril.
“A ajuda da população é fundamental, porque cada um cuidando do seu pedacinho, o município inteiro estará coberto”, explica a secretária de saúde, Lúcia Checchinato.
Foto: TV TEM