•  quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Pé de Árvore é um programa da Prefeitura de Jundiaí com foco na arborização de vias para melhoria da qualidade ambiental e urbanística

Pé de Árvore promove plantio com moradores do Samambaia

Em continuidade ao programa Pé de Árvore, que tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade ambiental e paisagística dos espaços urbanos de Jundiaí e estimular a participação da população, a avenida Adilson Rodrigues, em frente ao loteamento Marajoara, no Jardim Samambaia recebeu o plantio de 31 mudas de árvores da espécie Cereja-rio-grande.

O programa é realizado em parceria pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), que recebe as demandas e faz o projeto, com a Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos por meio do Jardim Botânico, que oferece as mudas e da Unidam que executa o plantio e a comunidade, que cuida do seu desenvolvimento no primeiro ano, para as mudas vingarem.

A solicitação de arborização partiu dos moradores, que se comprometeram tanto a ajudar no plantio, como na manutenção das mudas nos primeiros anos para que possam ter o desenvolvimento adequado.

Quando soube pela imprensa do programa Pé de Árvore, a moradora Karina de Oliveira Sbizera teve a ideia de fazer o pedido para a prefeitura. “A região tornou-se um espaço para a prática de atividades físicas, as pessoas caminham por ali, crianças vão a pé para as escolas próximas, e não há arborização na extensão da calçada. Além da sombra, as árvores vão proporcionar um ambiente mais bonito”.

Para o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho, a demanda pelo programa Pé de Árvore tem crescido. “Esse é um movimento importante, considerando especialmente o contexto atual da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26) e a necessidade de ações para amenizar as mudanças climáticas”, afirma.

O sucesso do Pé de Árvore está no trabalho em conjunto com a população. “O trabalho em parceria com outras unidades de governo e com os munícipes é o diferencial do programa, que assegura melhores resultados ao programa”, explica a diretora do Departamento de Urbanismo, Sylvia Angelini.

Crianças plantaram árvores do programa e se entusiasmaram com a iniciativa

Segundo a arquiteta Thaís Ciari, coordenadora desta ação, as crianças ficaram muito animadas com o plantio e disseram que vão ajudar a cuidar das plantas. “Os moradores fizeram até camisetas para festejar o plantio, o que incentiva as crianças a valorizarem a natureza desde pequenas”, contou.

A ação na região do Jardim Samambaia teve início em 30 de setembro de 2021, quando foram plantadas 24 mudas na Av. Comendador Gumercindo Barranqueiros, das espécies Pessegueiro-bravo, Cedro, Saraguagi-vermelho, Paineira-rosa, Guaritá, Jequitibá-branco, Pau-marfim. Além das 31 mudas plantadas neste sábado com os moradores, a prefeitura ainda fará o plantio de mais 52 mudas de Pessegueiro-bravo na avenida lateral, de acesso ao bairro Gramadão.

O plantio de mais árvores atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU (Agenda 2030) e está no Decreto nº 30.048, de 04/06/2021. Para mais informações sobre o Pé de Árvore basta acessar o site da Prefeitura.

Ler Anterior

Complexo Esportivo Dal Santo recebe atrações gratuitas pelo programa ‘EmCena Brasil’

Ler Próxima

Qual é o tempo normal de duração do luto?