•  domingo, 24 de novembro de 2024

Serviços podem ser acessados pelo site da Prefeitura de Jundiaí ou pelo APP Jundiaí

Prefeitura conta com diferentes serviços digitais na área de finanças e tributos

Tanto no portal da Prefeitura de Jundiaí quanto no APP Jundiaí, o morador da cidade conta com diferentes serviços digitais de natureza financeira e tributária. Com a pandemia da Covid19, quando muitas pessoas encontram-se em isolamento social, os canais digitais possibilitam o acesso a serviços, documentos, dados e informações.

“Todo serviço que facilita a vida do munícipe, que evita deslocamentos desnecessários e filas em balcões, representa um avanço”, explica o gestor de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí, José Antonio Parimoschi. “A tecnologia tem sido uma aliada fundamental para agilizar e desburocratizar muitos desses serviços.”

Segundo o coordenador de novos projetos da Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí), Márcio Carpi, o público que acessa os serviços financeiros e tributários o fazem, em sua maioria, no site. Ainda assim, o APP conta com ferramentas importantes, como a segunda via do IPTU 2021. “Esse é o serviço mais acessado, hoje, no espaço de Governança, Finanças e Transparência, com 26% do total”, declara Carpi. “Outros muito procurados são a Consulta de Débito, com 16%, e a Certidão Negativa de Débitos Imobiliários, com 5%.” Ao mês, o site da Prefeitura de Jundiaí tem, em média, 126 mil acessos.

Abaixo, algumas ferramentas disponíveis no site:

IPTU 2021
Caso não tenha recebido o carnê em sua casa, o usuário pode fazer a impressão da segunda via diretamente no site. Além disso, o espaço oferece o informativo do IPTU 2021, o cadastro ao IPTU Eletrônico e a Capa do IPTU 2021.

Alvará de funcionamento da empresa (Balcão do Empreendedor)
Nesse espaço, o futuro empreendedor pode fazer a solicitação de licenciamento de atividades, uma consulta prévia para saber se a atividade pode ser desenvolvida em determinado local e verificar se a atividade precisa de documentação específica.

Compra aberta
Inscrição para empresas participarem de licitações ou mesmo consultar processos licitatórios.

Consulta de Débito
O morador da cidade pode consultar se possui débitos com o município.

Nota Fiscal Eletrônica
Documento emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços.

Certidões
O munícipe pode fazer a emissão de diferentes certidões, como de Contribuinte Imobiliário, de Negativa de Débitos de Tributos Imobiliários (IPTU/ITBI/Taxas), Valor Venal, entre outras.

Sistema Eletrônico de Informações (SEI) 
Ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, que tem como objetivo eliminar os processos manuais em papel, promovendo a eficiência administrativa, celeridade, economia de recursos, segurança no trâmite, transparência e agilidade nos processos.

Saepro
Ferramenta para aprovar um projeto de obras, totalmente digital, transparente e ágil.

Autenticidade de Alvará de Obras (Novo SAEPRO)
Confirma a autenticidade e a validade de alvarás emitidos através do novo SAEPRO (projetos protocolados a partir de 11/11/2019)

Autenticidade de Alvará de Obras
Confirma a autenticidade e a validade de alvarás emitidos através do SAEPRO (projetos protocolados até 10/11/2019)

Portal da Transparência
Informações em linguagem acessível sobre a execução orçamentária e financeira do Município. Aqui, o cidadão pode acompanhar a arrecadação dos impostos e a destinação dos recursos nos programas municipais de forma organizada, simples e objetiva.

No APP
Como o site da Prefeitura, o APP possui um leque importante de ferramentas à disposição do morador ou da empresa da cidade, no ícone de Governança, Finanças e Transparência. São eles: Segunda Via da Guia do ITBI, Segunda Via da Parcela do IPTU, Segunda Via do Tributo de Feirante, Segunda Via de Tributos de Cadastro Fiscal Imobiliário, Certidão de Valor Venal, entre outros.

O Aplicativo da Prefeitura de Jundiaí está disponível para download nos smartphones Android e iOs.

Ler Anterior

Banco do Povo: atendimento é feito pelos canais digitais

Ler Próxima

Governo libera recursos para mais 1.608 leitos de UTI em São Paulo