•  quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Prefeito Luiz Fernando Machado fez a abertura do evento

SAP aborda o desemparedamento para a aprendizagem ao ar livre

O IV SAP (Semestre de Atualização Pedagógica) teve início nesta segunda-feira (25) com importantes reflexões sobre os desafios da Educação em tempos de pandemia. Em seu primeiro dia, o evento contou com palestras de especialistas, transmitidas ao vivo e online, e continua nesta terça-feira (26).

As palestras ocorrem uma semana antes do retorno das aulas na rede municipal, no dia 1º de fevereiro, e busca justamente refletir sobre o desemparedamento. Como destacou o prefeito Luiz Fernando Machado, na abertura do evento, Jundiaí faz sua volta às aulas aproveitando espaços públicos e abertos, levando em conta toda a segurança necessária.

“Nessa época de pandemia temos que encontrar novos caminhos para que as crianças possam sair de suas casas com segurança”, disse o prefeito, que também destacou o uso do recém-inaugurado Mundo das Crianças, ao lado do Parque da Cidade, como um dos espaços que será transformado em sala de aula a céu aberto. “Faremos nesse espaço as práticas de integração com a natureza, o desemparedamento, tirar as crianças dos muros da escola.”

Luiz Fernando lembrou o trabalho de Jundiaí para se consolidar como Cidade das Crianças, com políticas públicas desenvolvidas pelos pequeninos. “Diante de tantos desafios, estamos consolidando a sede do Comitê das Crianças, para que elas possam ter espaço físico, com uma identidade própria.”

A gestora Vasti conversa ao vivo com o educador italiano Francesco Tonucci

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, participou do IV SAP diretamente dos estúdios da TVTEC, que fez as transmissões ao vivo para por suas redes sociais e também pelo canal 24 da NET. “As crianças precisam saber que a cidade é delas e para elas”, declarou. “Nós temos estudado muito para esse novo momento da educação. Nós estamos fazendo história, participando de um novo tempo.”

Na ocasião, a gestora apresentou o “Guia de Aprendizagem ao Ar Livre em Jundiaí”, formatado em parceria com o Instituto Alana e que será lançado oficialmente no dia 24 de fevereiro.

Na próxima quarta-feira (27), a Unidade de Gestão de Educação, novamente com a TVTEC, faz uma nova transmissão ao vivo, às 9h, para explicar como será o retorno às aulas a partir do dia 1º de fevereiro.

Palestras
Na parte da manhã, o evento recebeu, em conexão direta com a Itália, o renomado educador Francesco Tonucci, criador da Rede Latino-Americana Cidade das Crianças, que trouxe o tema “Se o vírus mudou tudo, a escola não pode se manter igual”. “As crianças precisam ajudar a construir uma cidade”, disse o educador. “Uma Cidade das Crianças é uma cidade que permite que elas possam sair de suas casas, e na qual as famílias não terão medo disso.”

Na parte da tarde, um importante debate sobre saúde com o pneumologista pediátrico Alfonso Eduardo Alvarez

Já no período da tarde, o tema da palestra foi “Volta às aulas em tempo de COVID-19: o que a ciência tem a nos dizer”, do pneumologista pediátrico Alfonso Eduardo Alvarez. “As crianças têm representado de 1% a 3% dos casos de COVID-19 no mundo, mas representam 20% da população total do planeta”, informou. “É importante entender que esses dados são semelhantes aos de outras doenças infecciosas em crianças, mas que não levaram ao fechamento das escolas.”

Programação de terça-feira (26)
9 horas: “A pesquisa e os contextos investigativos nas áreas externas das escolas”, com Profª Me. María Victoria Alfieri, educadora argentina e coordenadora geral do Colégio Aletheia.

14 horas: “Integração de saberes em diferentes espaços de aprendizagem”, com Prof.ª Dra. Eliane Reame, autora de livros didáticos de matemática e Doutora em Ensino de Matemática pela Faculdade de Educação da USP.

Lives
Dias 24/02; 17/03; 14/04; 19/05 e 23/06

Os temas e profissionais atenderão às demandas formativas decorrentes das novas práticas instituídas nas escolas.

Vivências e Workshops
Dias 22 e 23/07 

Acontecerão no retorno das férias escolares, com a participação presencial e remota dos educadores em vivências e workshops em inúmeros espaços da cidade: parques, praças, jardins, ruas, museus, biblioteca, teatro, etc. (todos os protocolos sanitários de segurança prescritos à época serão considerados).

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