•  sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Escola Municipal de Jundiaí conquista o 2º lugar em concurso da Nasa

A criação do jornal escolar da Emeb Prof. Flávio D’Angieri, o “Pequeno Jornalista”, foi além do objetivo de disseminação de conhecimento dos alunos de 4º e 5º anos. No início da semana, ele também conquistou o segundo lugar, na categoria Ensino Fundamental 1, do Science Day Challenge – maior evento de tecnologia para jovens e crianças da América Latina -, edição Jundiaí.

Sim, um projeto de comunicação se destacou entre tantos outros projetos de matemática, biologia, física, química ou TICs. Idealizado pela professora e jornalista Tatiana Rosa, o “Pequeno Jornalista” foi inscrito no programa a convite da escola e da Unidade de Gestão de Educação (UGE) e, agora, foi selecionado para participar da exposição Science Day Challenge 2021.

“Para mim foi uma grande surpresa, mas fiquei feliz por perceber que a comunicação é muito valorizada. A importância do saber, de se comunicar, saber discernir informações confiáveis, deve estar presente em todos os conteúdos da educação”, declarou a professora.

A feira Science Day é uma realização da National Aeronautics and Space Administration (NASA), da Kennedy Space Center International Academy e da Câmara de Comércio Brasil-Florida (CCBF), sendo organizada pela Prefeitura de Jundiaí, no município.

Oficina de comunicação

primeira edição foi lançada em julho deste ano, com uma tiragem de 100 exemplares para distribuição aos alunos, professores e colaboradores. O jornal fez parte do projeto piloto da UGE “Escola de Tempo Integral”, com o objetivo de oferecer mais oportunidade de aprendizado aos alunos no contraturno escolar com oficinas artísticas e esportivas.

CLIQUE AQUI para ler o jornal Pequeno Jornalista.

Porém, com a pandemia as aulas presenciais foram canceladas, mas o projeto continuou ativo de forma virtual, com pesquisas, entrevistas e edição da professora Tati.

“O jornal é um produto da oficina de comunicação da escola e nele trabalhamos o protagonismo dos alunos, desde a pauta que são assuntos de interesses deles, a seleção de conteúdos, apuração dos assuntos, análise das fontes para saber se são confiáveis, recursos tecnológicos e incentivo a construção do texto. É interessante que eles se envolveram bastante e por isso deu muito certo”, destaca.

Com o sucesso da primeira edição, outros alunos se interessaram em entrar para a oficina de comunicação da escola e a professora Tati adianta que no final do ano será lançado a segunda edição do “Pequeno Jornalista”, bastante recheada de novas notícias e mais páginas do que a primeira edição.

 

 

Tribuna de Jundiaí

Ler Anterior

Hospital São Vicente recebe doação de lenços para pacientes oncológicas

Ler Próxima

Dia Mundial da Gentileza tem ação de olhar solidário no Metrô