•  segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Inteligência artificial detecta Covid-19 em assintomáticos por tosse

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) criaram uma inteligência artificial que pode identificar Covid-19 em pacientes assintomáticos através da tosse. Apesar da distinção não ser decifrável pelo ouvido humano, o sistema consegue verificar tal diferença entre pessoas com o vírus e pacientes saudáveis.

aplicativo que ainda está em desenvolvimento, permirtirá que o paciente grave sua tosse através do celular para receber o diagnóstico da doença. Se aprovado, ele deve ser incorporado em grande escala.

Este resultado deve ajudar a identificar a presença do vírus em indivíduos assintomáticos e que não não buscam o teste da Covid-19. Isso vai evitar a propagação do vírus.

O modelo diagnóstico foi testado em 200 mil amostras de tosse e possui 100% de precisão entre pacientes assintomáticos e 98% entre pacientes sintomáticos. O método pode ser utilizado como uma ferramenta de pré-triagem gratuita. Um usuário pode fazer login diariamente, tossir em seu telefone e obter instantaneamente informações sobre se pode estar infectado ou não e, portanto, confirmar com um teste formal.

Antes da pandemia, o Instituto estava desenvolvendo modelos de I.A para analisar sinais de Alzheimer através de gravações de tosse, já que a doença não é apenas associada à perda da memória, mas também à degradação neuromuscular, como cordas vocais enfraquecidas. Outros grupos de pesquisa também já estudavam a detecção de asma e pneumonia pela tosse. O modelo foi então, reproduzido e expandido para diagnosticar a Covid-19.

“Achamos que isso mostra que a maneira como você produz som muda quando você tem Covid, mesmo se você for assintomático”, disse o co-autor do estudo, Brian Subirana, em comunicado emitido pelo MIT.

Subirana destaca que o modelo de I.A não se destina a diagnosticar pessoas sintomáticas, e sim na capacidade de discernir tosses assintomáticas de tosses saudáveis.

 

CNN BRASIL

Ler Anterior

Bolsonaro prorroga ação dos militares na proteção da Amazônia até abril de 2021

Ler Próxima

Vacina de Oxford: Plano da Fiocruz é ter 30 milhões de doses prontas em janeiro