•  quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Transtorno de Boderline: Saiba sobre o diagnóstico da integrante Raíssa, do reality “A Fazenda”

A participante do reality “A fazenda” após ter recebido os votos para ser eliminada do programa, acabou perdendo o controle de suas emoções e brigando com os outros competidores. Muitos dos telespectadores julgaram a atitude da integrante como histérica e sem controle. Porém, a maioria não sabia que Raíssa sofre e é diagnostica com transtorno de personalidade chamado de Boderline.

Ao assistirem as cenas da participante no primeiro momento, sem o conhecimento prévio sobre o transtorno de personalidade pode acabar aparecendo um surto ou que a pessoa quer chamar atenção. Mas precisamos buscar mais conhecimento e simplesmente descartar esses “achismos” sobre as pessoas.

O transtorno de personalidade Boderline é uma doença, onde os primeiros sintomas costumam surgir a partir da adolescência ou início da fase adulta e atinge mais mulheres do que homens. Os principais sintomas são: instabilidade nos relacionamentos, sensação de vazio, instabilidade emocional, medo de abandono, problemas em relação à autoimagem, dificuldade de controlar impulsos e comportamentos de risco, como por exemplo: tentativas de suicídio, propensão ao uso de substâncias psicoativas.

Estudos demonstram que o estresse durante a primeira infância pode contribuir para o desenvolvimento do transtorno de personalidade boderline. Pacientes com esse diagnóstico apresentam dificuldades em controlar sua raiva e muitas vezes se tornam intensamente irritados. Também podem mudar abrupta e radicalmente sua autoimagem.

O tratamento para o transtorno de personalidade é o mesmo que para todos os transtornos da mente, intervenção com psicoterapia, o qual o psicólogo irá realizar e o tratamento medicamentoso com o médico psiquiatra. O suporte familiar é muito importante, sendo que a família deve procurar apoio com o psicólogo, o qual irá ajudar a identificar possíveis situações que desencadeiam as crises e ajudar na orientação de como proceder com o familiar diagnosticado pela doença.

 

Daniela Batacline

Psicóloga Clínica

CRP: 06/109 294

Para conhecer mais sobre o meu trabalho, acesse: @psidanielabatacline

 

 

Ler Anterior

IPC-S registra inflação de 0,65% em outubro

Ler Próxima

Leves e soltas! 3 Peças para usar no verão que trazem conforto total