•  sábado, 23 de novembro de 2024

Programa Melhor Em Casa oferece assistência humanizada e qualificada em Itupeva

O Programa Melhor Em Casa desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Itupeva tem por objetivo oferecer ao paciente, assistência humanizada e qualificada, visando à redução da demanda por atendimento hospitalar e/ou a redução de permanência de usuários internados.

“Esse programa contribui na vida do munícipe que, mesmo após a hospitalização ainda necessita de atendimento médico e cuidados de saúde, oferecendo atendimento necessário na casa do paciente, a partir de uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnicos de enfermagem, realizando diversos procedimentos como: consulta médica, coleta de exames, curativos, entre outros cuidados que se fizerem necessários. Ou seja, é um programa que visa qualidade assistencial com baixo custo que faz a diferença na vida das pessoas”, detalha a secretária de Saúde, Luciane Cunha.

Atualmente, 83 pacientes são atendidos pelo programa, com as mais variadas comorbidades. “Esses pacientes necessitam de cuidados específicos, de acordo com as suas necessidades. Portanto, as visitas também ocorrem de acordo com a necessidade de cada paciente. Além disso, acompanhamos em média cerca de 30 pacientes pneumopatas em uso de oxigenoterapia domiciliar”, explica a fisioterapeuta, Vanessa Cristina Pereira.

Grande parte dos encaminhamentos para o Programa Melhor Em Casa é direcionado via Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida. Além disso, outros casos são encaminhados pelas unidades básicas de saúde e uma pequena parcela espontaneamente.

Fazendo a diferença

Samir Jordão, de 42 anos, é assistido pelo Programa Melhor Em Casa há cerca de 5 meses. Ele reside no bairro Monte Serrat e tem paraplegia há 12 anos. “O programa e o seu acolhimento têm proporcionado segurança, confiança e melhora do meu quadro clínico. Por isso, considero extremamente importante a continuidade deste programa em nosso município”, comenta.

Segundo a enfermeira, Adriana de Morais, o quadro clínico de Samir era bem complexo. “Estamos tratando de uma escara (ferida) muito grande na região sacral e, ao longo do tempo, a ferida teve uma melhora clínica importante, com excelente evolução e o acompanhamento da equipe multidisciplinar é feito de duas a três vezes por semana”, descreve.

Serviço

O Programa Melhor Em Casa atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, anexo ao Centro de Saúde III, localizado à rua Deolinda Silveira de Camargo, 184, no Jardim São Vicente. Mais informações pelo telefone (11) 4593-8016.

 

Ler Anterior

Univesp: Alunas do Eixo de Licenciatura recriam jogo chinês em plataforma digital

Ler Próxima

Papai Noel do Maxi Shopping Jundiaí participa de live e conversa virtualmente com as crianças até o Natal