Fenômeno da ‘Lua Azul’ pode ser visto no dia 31 de outubro, depois, só em 2023
No dia 31 de outubro, o fenômeno da “Lua Azul” poderá ser visto no céu limpo. Este evento significa que essa será a segunda aparição da lua cheia no mês.
Em geral, o ciclo lunar se repete a cada 29,5 dias mas, para que a Lua Azul aconteça, é necessário o acontecimento de duas coincidências: a primeira lua cheia do mês deve acontecer no primeiro ou segundo dia; o mês precisa ter 31 dias. Dessa forma, a probabilidade de que uma segunda lua cheia apareça é maior.
Em outubro, a primeira lua cheia aconteceu no dia 1º, então o último dia do mês, que em muitos países é comemorado o Dia das Bruxas, ou Dia dos Mortos, no México, a lua cheia surge pela segunda vez.
Mesmo que aparente, as chances desse fenômeno acontecer não são tão altas. O evento ocorre a cada 2,5 anos. A última Lua Azul aconteceu no dia 31 de março de 2018. Agora, a previsão é que a “Lua Azul” volte a acontecer apenas em 2023.
Por quê ‘Lua Azul’?
De acordo com a Nasa, o termo surgiu na década de 1940. Naquela época, uma publicação anual de previsões sobre eventos climáticos nos EUA e no Canadá, explicava o fenômeno de forma tão complicada que muitos astrônomos não conseguiam entender.
Dessa forma, um artigo de 1946 na revista Sky & Telescope, foi intitulado de “Uma vez em uma lua azul”, e explicava de forma simplificada o fenômeno. “A segunda [lua cheia] em um mês, como eu interpreto, é chamada de Lua Azul”.
Ou seja, mesmo nomeado de “Lua Azul”, o fenômeno continua sendo uma segunda lua cheia comum, normalmente vista nas cores branca, cinza claro ou prateado.