•  domingo, 24 de novembro de 2024

Mini documentário que mostra os caminhos do projeto ‘Tecido Solidário’ em Jundiaí vai ao ar hoje (1/10) nas redes do Sesc

Em quatro meses, ação social junto ao Jardim Fepasa produziu e distribuiu 11 mil máscaras de proteção em Jundiaí e região.

Com a disseminação do novo coronavírus no Brasil e no mundo, as máscaras de tecido passaram a ser itens essenciais para quem precisa sair de casa. Nesse cenário, o Sesc São Paulo estabeleceu junto às suas unidades o projeto Tecido Solidário – saúde, educação e geração de renda.

Desde o mês de maio, o Sesc tem mobilizado ações comunitárias no estado – e também funcionários engajados – para a confecção de máscaras de tecido visando doá-las a equipes da instituição e, especialmente, a entidades sociais mapeadas por suas unidades.

A iniciativa busca promover o trabalho comunitário, estimular a geração de novas fontes de renda, sobretudo num período de retração econômica devido à pandemia, e conscientizar o maior número possível de pessoas para o uso adequado dessa peça de proteção.

O agente de educação ambiental do Sesc, André Fossaluza, explica o projeto na cidade de Jundiaí.  “O Tecido Solidário é uma ação em rede – que está acontecendo em várias unidades do Sesc no estado de São Paulo – e em cada unidade, em cada cidade, existe um forma diferente de se manifestar. Aqui em Jundiaí a gente elegeu trabalhar com a população do Jardim Fepasa, por boa parte de sua população estar em situação de vulnerabilide social e por já ter um histórico de trabalho com o Sesc.”

O minidoc ‘Por trás das máscaras: costurando um futuro’, realizado a pedido do Sesc pela Z&S filmes, sintetiza, num primoroso registro audiovisual, o resultado da união desses esforços e parcerias e narra como se deram até aqui as ações do projeto Tecido Solidário, junto à comunidade Jardim Fepasa, na cidade de Jundiaí. O vídeo pode ser conferido nesta quinta (1/10), a partir das 15h, pelo facebook e youtube do Sesc.

Durante 4 meses, que envolveram a participação de costureiras, designers, moradoras e moradores da comunidade, funcionários e funcionárias da unidade do Sesc Jundiaí, foram confeccionadas 11 mil máscaras de tecido, distribuídas, em sua maioria, a diversas instituições sociais cadastradas no Mesa Brasil (Casa Nazaré, CESPROM, Creche Ternura e Coragem, Casa Transitória, PAIM, CTEC I e II, SOS Jundiaí, Abrigo Santa Marta, Sítio Agar, Casa Neemias, SOS Cristão Várzea Paulista, Lar Raio de Luz, Comunidade Bom Pastor, O Bom Samaritano, Cáritas Paroquial de Louveira, Associação Casa do Senhor Jesus, Associação Almater, CEDECA, Cooperativa Vida Nova, Nosso Lar, ABRAPA Associação Vida.com, ACAI, Sol da Cidadania, Associação Criança Mais Feliz, Centro de Atendimento à Síndrome de Down Bem te Vi).

Paula Bernardo, animadora cultural do Sesc Jundiaí, comenta a dimensão de um projeto como esse. “Não só é uma ação educativa, no momento em que você está ensinando um ofício, ensinando alguém a fazer alguma coisa, mas você também está procurando estimular uma possibilidade de trabalho. Então, é uma ação educativa que tem um caráter de transformação social muito importante”.

Cabe ressaltar que durante todas as ações educativas realizadas no Sesc e na Casa Azul, equipamento da UGADS ligado ao Cras Central, todas as medidas preventivas à transmissão da covid-19 foram devidamente tomadas.

 

Ler Anterior

Peça ‘Gota d´água’ de Chico Buarque e Paulo Pontes é tema de episódio na 2ª temporada do podcast Na Coxia – a intimidade da cena

Ler Próxima

IB dobra prazo de validade de produto para diagnóstico de tuberculose em bovinos