•  sábado, 23 de novembro de 2024

Caixa de explosivos é achada no porão da Fatec em Jundiaí

Um pedaço da história da Fepasa em Jundiaí foi encontrado na noite desta quarta-feira (30) em um porão do prédio utilizado pela Faculdade de Tecnologia (Fatec), na avenida União dos Ferroviários.

O achado, no entanto, causou alvoroço e medo no funcionário que o encontrou, já que se tratava de uma caixa com o dizer “explosivos”. Sem saber exatamente o que era o material, o funcionário resolveu chamar a Polícia Militar.

Como resultado, uma equipe da elite da PM, o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), foi acionada, como acontece sempre que possíveis artefatos explosivos são encontrados.

A unidade é responsável pelo desarme ou detonação dos artefatos e esteve em Jundiaí na noite desta quarta, vinda de São Paulo. Após análise cautelosa do material, verificou-se que se tratava de explosivos de som e luz usados para comunicação entre maquinistas.

Descobriu-se ainda que a caixa estava há bastante tempo naquele local, armazenada na época em que no prédio funcionava a Ferrovia Paulista, a Fepasa, empresa estatal paulista de transporte ferroviário de cargas e passageiros.

Numa época em que a comunicação não era tão fácil ou rápida como a atual, explica o ferroviário Jovair Arantes, tais artefatos eram utilizados para avisar maquinistas sobre possíveis problemas na via férrea.

Além do Gate, o encontro da caixa mobilizou policiais militares do 11º Batalhão, guardas municipais e homens do Corpo de Bombeiros.

História

A Fepasa permaneceu em atividade de outubro de 1971 a maio de 1998, constituída a partir da unificação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, Estrada de Ferro Sorocabana, Estrada de Ferro Araraquara e Estrada de Ferro São Paulo e Minas.

A partir de junho de 1998, a estatal foi extinta e incorporada à Rede Ferroviária Federal. Hoje, o complexo abriga, além da Fatec, a Secretaria de Cultura, o Poupatempo, o Museu Ferroviário, a sede da Guarda Municipal, entre outros serviços públicos.

(Itupeva Agora)

Ler Anterior

Fábrica de bebidas abre vagas temporárias em Jundiaí

Ler Próxima

Vazamento de aerossol no rio Jundiaí foi descoberto após moradores passarem mal, diz Defesa Civil