Gestão de arborização urbana segue diversos critérios em Itupeva
O município de Itupeva realiza anualmente, a gestão da arborização urbana que necessita de manejo, a fim de que os exemplares arbóreos (árvore) sejam avaliados e, em seu tempo, substituídos por espécies adequadas à área urbana.
Para uma possível remoção são considerados a compatibilidade e diversos critérios, dentre eles: referência ao local, segurança dos pedestres e preservação do patrimônio.
Além disso, toda árvore suprimida (cortada) tem a compensação de, no mínimo, duas árvores, que são repostas no período de novembro a março – época de chuvas – que contribui para o seu desenvolvimento. “No último período mencionado de 2019 a 2020, foram plantadas mais de 50 mudas de árvores adequadas a região urbana”, descreve o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Renato Gonçalves, que também ressalta que as árvores não são cortadas por motivos fúteis, como, por exemplo: acumulo de sujeira, folhas em piscina ou em calhas. “Todo tipo de solicitação, dúvida e orientação deve ser feita na Ouvidoria Municipal pelo número 156, pelo WhatsApp (11) 4496-2688 ou pelo site da Prefeitura www.itupeva.sp.gov.br”, explica.