•  sábado, 23 de novembro de 2024

Acervo da Lava Jato de SP vai de Serra a Itaquerão

Investigadores que tiveram acesso ao estágio atual das investigações da Lava Jato em São Paulo relataram à CNN a dimensão do acervo existente, cujas investigações ficam paralisadas com a demissão coletiva.

Segue a lista:

1) Itaquerão – Investigações sobre corrupção na construção da obra. do estádio Principal investigado é o presidente do clube, Andrez Sanches, com possibilidade, segundo fontes, de alcançar outros envolvidos: Lula, Gilberto Kassab e Fernando Haddad.

2) José Serra – É hoje o caso símbolo da operação. Investigação em curso avança sobre suposto esquema de lavagem de dinheiro que, segundo fontes, era “absolutamente impressionante”. Busca era pelo caminho do dinheiro: dos cofres públicos às contas no exterior. Fontes mencionam também que o enriquecimento da filha do senador tucano, Veronica, é “impressionante”.

3) Ronaldo César Coelho – Apontado como principal operador financeiro de José Serra. Construiu patrimônio, segundo investigadores, “bilionário”. Investigação em curso avançava sobre outros operadores do esquema e destino de recursos no exterior.

4)  José Amaro Pinto Ramos – Apontado pelos investigadores também como operador de José Serra. Foi alvo de busca e apreensão neste ano. Avaliação de que há “grande potencial” para avançar.

5) Paulo Vieira de Sousa – Apontado como operador financeiro do PSDB. Com a quinta denúncia contra ele em vias de ser apresentada, a expectativa era de retomar as negociações sobre colaboração premiada pelo fato de esta denúncia envolver seus familiares em um suposto esquema de lavagem de dinheiro.

6) Rodoanel Sul – Pega principalmente o governo José Serra. Detalhe interessante: houve quebra de sigilo autorizada ontem, no mesmo dia da demissão coletiva, referente a lavagem de dinheiro fora do país. Apuração em curso busca destino do suposto dinheiro desviado no exterior.

7) Rodoanel Norte – Envolve mais o governo de Geraldo Alckmin. Força-Tarefa mapeou empresas de fachada no exterior envolvidas no esquema de corrupção. Havia também investigações em curso sobre lavagem de dinheiro no Brasil.

8) Gilberto Kassab – Investigações sobre contratos de quando era prefeito de São Paulo, referentes ao sistema viário paulistano, e de quando era ministro das Cidades. Avaliação de que ele “transitou em todos os lugares”. Investigadores dizem que partido que lidera, o PSD, também é alvo. Dos investigados em São Paulo, é o que apontam como o que há “volume mais farto” de documentos.

9) Alexandre Baldy – Flancos de investigações abertos a partir de investigações sobre Kassab.

10) Cartel do Metrô de São Paulo – Quebras de sigilo de investigados estavam em análise.

11) Deputado federal por São Paulo – Há uma denúncia pronta contra um deputado federal de São Paulo, acusado de lavagem de dinheiro. O valor da lavagem é de 10 milhões de reais.

12) Sistema financeiro – Investigações em curso a partir da delação de Antonio Palocci.

13) Dois acordos de leniência com grandes empresas em estágio “muito avançado”, segundo investigadores.

CNN BRASIL

 

Ler Anterior

Bolsonaro promete vetar projeto que estabelece pena para quem recusar vacina

Ler Próxima

Impeachment de Witzel vai até o fim, diz Ceciliano, presidente da Alerj