•  domingo, 24 de novembro de 2024

Dois estudantes de Jundiaí estão na Seleção Brasileira de Astronomia

Tiago Mariotto Lucio e Vítor Eduardo Costa Santos, dois estudantes de 17 anos, de Jundiaí, se classificaram para integrar a Seleção Brasileira de Astronomia e disputar competições internacionais na área.

A classificação veio depois de diversas etapas da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), em que Tiago terminou com a terceira maior nota do país. Com o resultado, ele vai disputar a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) na categoria individual. “Estou me preparando desde o 9º ano”, disse o estudante do ensino médio, em reportagem do Jornal de Jundiaí.

Já Vítor, ficou na 16ª posição e disputará a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (IOAA). “A gente estava esperando a divulgação do resultado há uma semana.

Estávamos ansiosos, atualizando o site freneticamente, mas enviaram a classificação por e-mail no sábado. Eu acho que ser online, no caso da seletiva, prejudicou um pouco porque o processo é muito interessante, em especial a interação com os outros competidores”, contou ele ao JJ.

Um dos responsáveis pela conquista dos jovens, é Virgílio Siqueira, professor de Física e Astronomia do Colégio Leonardo Da Vinci, onde ambos estudam.

“Na Latino-Americana o Brasil é o país com mais medalhas há algum tempo. Na Internacional não, mas quem sabe muda. É a primeira vez que coloco dois alunos de uma vez na seleção. É um orgulho, a conquista do trabalho. Desde que eu trabalho com a OBA, sempre tem classificação”, disse ele.

Ambas as competições serão realizadas online, por conta da pandemia.

Com informações do Jornal de Jundiaí.

 

 

Ler Anterior

PAT Itupeva tem 31 vagas de empregos nesta quarta-feira (02/09/2020)

Ler Próxima

Escola estadual de Caçapava realiza a primeira Semana Literária Online