•  quarta-feira, 27 de novembro de 2024

PAIT retoma atendimento presencial de forma individualizada em Jundiaí

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, está retomando os encontros presenciais com as pessoas que querem parar de fumar. Os atendimentos, que tinham sido interrompidos durante a pandemia do Novo Coronavírus, vêm ocorrendo de forma individual toda terça e quarta-feira, das 14h às 16h, no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) – Ambulatório de Especialidades, que fica na Av. Dr. Carlos Salles Block, 74, no Anhangabaú.

Vale lembrar que as “lives” (transmissões ao vivo pela internet), realizadas durante o isolamento social indicado como forma de prevenção à COVID-19, seguem acontecendo semanalmente pelo Facebook. Nelas, o coordenador do PAIT, Dr. Carlos Costa, dá assistência aos internautas e os orienta para que deixem o cigarro. Em seu canal no YouTube, também é possível ver os vídeos do médico sobre o assunto.

“Mesmo de forma virtual, o trabalho que fizemos durante a pandemia foi bastante proveitoso. O fumante tem maior risco de infecção e de complicações geradas pelo Novo Coronavírus”, destacou o médico. O PAIT Jundiaí já atendeu, em 13 anos de existência, mais de 10 mil pessoas.

O indivíduo que fuma, ao entrar em contato com a COVID-19, torna-se ainda mais vulnerável, com 45% mais chances de sofrer complicações de saúde. Segundo a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, o cigarro não produz um efeito protetor contra a doença; pelo contrário, aumenta a produção de uma célula que facilita a penetração do vírus nos pulmões.

O motorista Pierre Barbosa Dias e sua esposa, Rosemeire Aparecida Tofoli, conseguiram parar de fumar com a ajuda do PAIT. “Eu não tinha ideia de como o programa funcionava. Participei dos encontros presenciais por quatro meses e há um ano e quatro meses deixei o tabagismo. Minha esposa começou a frequentar as reuniões em grupo e também parou de fumar”, contou Pierre, que foi tabagista por mais de meio século. “O cigarro interfere no convívio do fumante com quem não é tabagista. Vimos isso de perto. O trabalho do PAIT é excepcional e bastante importante para quem quer deixar de fumar”, emendou o motorista.

Live de aniversário
Carlos Costa vai comandar no dia 29 de agosto (Dia Nacional de Combate ao Tabagismo), às 18h, uma live para alertar as pessoas dos riscos de complicações aos fumantes por causa da COVID-19. A data também marca o 13º aniversário do PAIT Jundiaí.

Ler Anterior

Número de lojas exclusivamente virtuais cresce 40,7% em 2020

Ler Próxima

Coronavírus em Jundiaí (26/08/2020)