Polícia investiga festa de Usain Bolt por aglomeração e convidados sem máscaras
O jamaicano Usain Bolt testou positivo para o novo coronavírus na última segunda-feira, dias depois de ter organizado uma festa para seu aniversário de 33 anos. O evento, que teve mais de 20 pessoas, o que não é permitido atualmente no país, está sendo investigado pela polícia.
O Ministro da Saúde da Jamaica, Christopher Tufton, confirmou o teste positivo de Bolt em uma coletiva de imprensa virtual ao lado do Primeiro Ministro Andrew Holness. Vídeos e fotos nas redes sociais mostraram Bolt e alguns convidados sem máscaras. De acordo com as regras locais da Jamaica, é obrigatório usar máscaras em público. Holness disse que o evento está sendo investigado:
– A polícia está investigando todos os aspectos deste assunto (festa). Ninguém está sendo tratado com isenção ou tratamento especial. Todos os jamaicanos têm um dever. Todos os que estão na esfera pública têm um dever ainda maior – disse.
Segundo a imprensa jamaicana, teriam comparecido ao evento nomes como Raheem Sterling, atacante do Manchester City, Leon Bailey, ala do Bayern Leverkusen, o jogador de críquete Chris Gayle e o cantor de Reggae Christopher Martin.
Tufton, ministro da saúde, foi questionado sobre os relatos de que figuras públicas em visita à Jamaica para a festa de Bolt violaram as regras que os obrigam a ficar em quarentena por 14 dias após sua chegada ao país.
– Não tenho conhecimento de nenhum indivíduo específico entrando e violando as ordens de quarentena. Se tivermos informações, as regras se aplicariam neste caso, como em qualquer outro caso.
O velocista, dono de oito medalhas de ouro em Jogos Olímpicos e outras 11 em Campeonatos Mundiais, deixaria a Jamaica hoje por conta de negócios, mas não confirmou a viagem, já que está em isolamento.
Depois do assunto começar a circular pela imprensa , Bolt tocou no assunto em suas redes sociais. O campeão olímpico contou que está sem sintomas, fazendo quarentena e esperando a confirmação para como prosseguir nesse caso. O Raio ainda pediu que todos fiquem seguros.
A Jamaica tem um total de 1413 casos confirmados de Covid, com 16 mortos. Vale lembrar que a população do país gira na casa dos 3 milhões de habitantes. Nas últimas semanas foi observada uma tendência de alta, com 410 novos casos registrados apenas nos últimos 14 dias.