Dia do Reumatologista: Covid, Trombose e Automedicação
Olá, para o Dia do Reumatologista, 30 de agosto, é importante falarmos sobre a Trombose e COVID-19 (aumento dos casos de pacientes com doenças crônicas e qual a ligação); Perigos da Automedicação (segundo a OMS, em 2050, 10 milhões de pessoas podem morrer por conta de enfermidades resistentes a medicamentos). E também sobre as razões pelas quais as mulheres são mais acometidas por doenças reumáticas e quais atenções devem ser voltadas a elas.
Como fonte para a matéria sugiro os médicos da Clínica de Reumatologia Prof. Dr. Castor Jordão Cobra – referência na área há mais de 75 anos. Inclusive em pesquisas inovadoras! Fico à disposição. Muito obrigada, Fernanda Baruffaldi (11) 9.7976-9682
Fatos sobre a reumatologia:
- Doenças reumáticas representam a segunda maior causa de faltas no emprego, de solicitações de auxílio doença e aposentadoria por invalidez (IBGE e Ministério da Previdência Social).
- De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), podem haver mais de 20 milhões de pessoas acometidas pelas doenças reumáticas no Brasil.
- O reumatismo é uma terminologia que, na verdade, abrange mais de 120 tipos de doenças que podem estar ligadas às articulações, músculos, ligamentos ou ao sistema imunológico.
- As pessoas mais afetadas por doenças autoimunes são as mulheres. Edith Piaf e Frida Kahlo são alguns exemplos que sofreram com doenças reumáticas. Atualmente, as mulheres representam cerca de 78% dos casos no mundo e 60% no Brasil. Com a pandemia, houve um aumento dos transtornos de ansiedade e depressão, que pioram ainda mais os quadros de dor articular.
- Trombose e COVID-19: aumento dos casos de pacientes com doenças crônicas e qual a ligação. O acompanhamento de um médico específico da área de reumatologia e a administração de anticoagulantes podem evitar futuras complicações, como exemplo, a amputação de membros e até mesmo o óbito;
- Perigos da Automedicação: dados e o porquê não podemos tomar remédio para dor nas costas, lombalgia e dores musculares, continuamente e sem diagnóstico. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2050, 10 milhões de pessoas podem morrer por conta de enfermidades resistentes a medicamentos;
- Mulheres: porque são mais atingidas pelas doenças reumáticas e quais atenções devem ser voltadas a elas. Gravidez e doenças reumatológicas. Existem mais de 120 doenças reumatológicas, as mais comuns que acometem esse público feminino são: Osteoporose; Lúpus Eritematoso Sistêmico; Artrite Reumatoide; Fibromialgia; Esclerose Sistêmica; Polomiosite; entre outras. Mulheres têm uma chance 10 vezes maior de desenvolver lúpus quando comparado aos homens.