Em live, especialistas debatem ‘Desenvolvimento Infantil na Pandemia’ em Jundiaí
Com o tema “O Impacto da Pandemia no Desenvolvimento Infantil” foi realizada, nesta terça-feira (4), uma teleconferência transmitida pelas plataformas digitais da TVTec: Canal 24 NET, Facebook e Youtube. A atividade integra a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno e a Semana Municipal do Bebê de 2020, realizada pela Prefeitura de Jundiaí entre os dias 3 a 7 de agosto, com vários eventos virtuais sobre ‘Primeiríssima Infância’.
Além de destacar a importância da amamentação, do pré-natal e da rotina para o desenvolvimento dos bebês, foram abordados os sinais de ansiedade e de depressão nas crianças também no contexto da pandemia da COVID-19.
“Neste momento, é preciso olhar para cada realidade. Cada um vai ter que se reinventar para fazer o melhor”, ressaltou a pediatra Stela Maria de Oliveira, observando a sobrecarga enfrentada por muitas famílias nesse período. “É importante lembrar que temos que nos ajudar, nos humanizar. Não tenho que me envergonhar de ter medo e buscar ajuda. ”
Também contribuíram com o debate as pediatras Rosa Estela Gazeta e Mônica Franco e a ginecologista Karayana Gil Fernandes, todas ligadas à Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). A mediação foi feita pela diretora de Atenção Básica da UGPS, Andreia Pinto de Souza.
Nesta quarta-feira (5), às 19h30, a programação continua com uma Live pelo Instagran (@cdca33oab) sobre o ‘Direito a amamentação’, mediada por Dalila Fernandes Santos Andrade, integrante da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB da 33ª Subseção de Jundiaí, e apresentada por Isadora Trinquinato Rosa, enfermeira formada pela USP, mestranda pela mesma universidade com o tema amamentação, especializada em aleitamento materno, e que trabalhou mais de dois anos como enfermeira em UTI Neonatal em Jundiaí.
A programação completa da Semana Mundial do Aleitamento Materno e a Semana Municipal do Bebê de 2020 pode ser conferida em evento criado no Facebook da Prefeitura de Jundiaí.