•  sábado, 23 de novembro de 2024

Bacharelado ou Tecnólogo? Qual a melhor opção?

Você decidiu fazer faculdade, já escolheu a área, mas, ops, bateu aquela dúvida: Bacharelado ou Tecnólogo? Qual é a diferença entre eles? Qual é a melhor opção pra mim?

Apesar de ambos os formatos garantirem o Diploma de Ensino Superior, eles não têm o mesmo objetivo.

Mas, relaxa, que a gente vai responder às suas principais dúvidas sobre esses dois tipos de curso e te ajudar a optar pelo que é mais adequado ao seu plano de carreira.

Vamos lá!

 

O que é o Bacharelado?

O Bacharelado é a formação de Ensino Superior mais conhecida. Com duração de 3 a 6 anos, é voltado para uma grande área do conhecimento, com um enfoque mais generalista, combinando as disciplinas fundamentais de determinada profissão com sólida formação teórica e matérias que cobrem diversas possibilidades dentro de uma mesma área.

A matriz curricular desses cursos dá destaque à teoria, a conceitos importantes e a uma contextualização maior. O aluno acompanhará muitas leituras e também terá aulas em laboratório.

O que é o Tecnólogo?

O Curso Superior de Tecnologia, mais conhecido como Tecnólogo, tem duração de 2 a 3 anos e oferece uma formação mais focada nas necessidades do mercado de trabalho, formando profissionais qualificados em menos tempo do que um Bacharelado.

Como esse formato é direcionado para segmentos mais específicos de uma grande área do conhecimento, a sua grade curricular tem um viés mais prático, com disciplinas e/ou módulos voltados para a rotina profissional, uma vez que a intenção é que o candidato já termine a Graduação com as habilidades e competências necessárias para o sucesso no mercado de trabalho.

Qual é a diferença entre Bacharelado e Tecnólogo?

Muitas pessoas pensam que a diferença entre o Bacharelado e o Tecnólogo é somente a duração dos cursos. Mas, não é só isso: a abordagem é diferenciada.

Enquanto o Diploma de Bacharel significa que o aluno obteve um conhecimento generalista a respeito de um campo de atuação, o Tecnólogo é mais focado em um determinado segmento.

 

Duração: o Bacharelado pode durar entre 3 e 6 anos. Já o Tecnólogo, dura entre 2 e 3 anos.

Foco: o Bacharelado é uma formação mais generalista, enquanto o Tecnólogo tem disciplinas mais práticas e voltadas para as necessidades do mercado de trabalho.

Tipo de Diploma: o curso de Bacharelado confere o grau de Bacharel, que é obrigatório para o exercício de algumas profissões, como Advogado e Médico, por exemplo. O curso Superior de Tecnologia confere o grau de Tecnólogo.

Os dois formatos garantem o Diploma do Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, são valorizados no mercado e aceitos para concorrer em concursos no Brasil. Ambas as formações permitem, ainda, fazer uma certificação profissional e também cursar uma Pós-Graduação, como uma Especialização, MBA, Mestrado ou Doutorado.

 

Como saber se devo optar pelo Bacharelado ou pelo Tecnólogo?

Vamos explicar com um exemplo bem prático! Imagine que o aluno faça Administração.

No Bacharelado, ele aprende sobre diversos assuntos, como Gestão Financeira, Recursos Humanos, Comércio Exterior, Marketing e outros. Assim, terá um conteúdo que passa por diversos nichos da profissão.

Então, se você ainda não tem muitos conhecimentos sobre a área e nem sabe em que profissão seguir, o Bacharelado pode ser a melhor pedida. Com ele, você terá mais tempo para aprender, ter uma visão geral e decidir melhor o que fazer.

Usando o mesmo exemplo da Administração, vamos supor que você já sabe que quer trabalhar com Gestão de Pessoas. Nesse caso, você terá boas oportunidades escolhendo o curso tecnológico em Recursos Humanos.

Logo, se você já tem uma ideia do que quer fazer e que profissão seguir, o Tecnólogo pode ser uma ótima opção. Com temas mais focados, esse tipo de formação vai ajudá-lo a se inserir mais rapidamente no mercado de trabalho, dando o conhecimento que precisa.

Mas, qual deles é mais vantajoso para a carreira?

Bom… A resposta para essa pergunta depende muito do perfil e dos objetivos profissionais.

Se a pessoa pretende ter uma inserção relativamente mais rápida no mercado e quer atuar em funções com atividades mais especializadas e restritas, o Tecnólogo é uma excelente opção.

No entanto, se o profissional desejar uma atuação mercadológica mais ampla, o Bacharelado é a escolha acertada.

Embora optar entre um Bacharelado e um Tecnólogo dependa de certas variáveis, o Bacharelado pode ser mais interessante, pois, além de possibilitar a construção de conhecimentos mais diversificados no interior de uma área profissional, ele abre um leque maior de opções de trabalho.

 

 

 

Ler Anterior

Desvalorização do real e recuperação rápida do mercado americano revelam a importância da diversificação geográfica, aponta Capita Research

Ler Próxima

Aproveitamento do Covid-19 por certos políticos é crime, diz advogado