•  sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Prefeitura intensifica fiscalização e eliminação de focos do Aedes Aegypti em Itupeva

A Prefeitura de Itupeva promove continuamente, ação preventiva na cidade, a partir da fiscalização e eliminação de focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

A equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) tem atuado em diversas localidades, realizando trabalho de verificação de vias e também em terrenos baldios, recolhendo pneus e recipientes que acumulam água.

Nesta quarta-feira, 22 de julho, por exemplo, a ação preventiva ocorreu no bairro Portal das Mangas, na região do Monte Serrat. “Mesmo neste período de pandemia do Coronavírus, não podemos deixar de lado os riscos da Dengue e demais doenças que podem ser causadas pelo Aedes Aegypti. Por este motivo a ação preventiva se faz necessária, com a equipe atuando em diversos pontos da cidade, utilizando equipamentos de proteção individual”, explicou a coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Gilmara Breda.

Além desta ação preventiva, a UVZ também realiza diariamente, orientação de casa em casa, nos bairros onde não há agentes comunitários. “Em decorrência da pandemia do Coronavírus, a equipe da UVZ não entra nas residências, ou seja, todo tipo de orientação é feito da calçada e o morador permanece dentro de casa. Neste momento, reforçamos a importância da conscientização, a fim de que a população evite deixar água parada em qualquer lugar em que ela possa se acumular”, comentou a coordenadora da UVZ.

A secretária de Saúde, Luciane Cunha destacou a importância deste trabalho de fiscalização e eliminação de focos do Aedes Aegypti. “Essa ação também é realizada, mediante parceria com a Unidade de Vetores, Vigilância Epidemiológica e unidades básicas de saúde”, confirmou.

No Portal das Mangas, os moradores aprovaram a iniciativa da Prefeitura.

“Essa ação é importante para evitar a Dengue. Já estamos sofrendo tanto com o Coronavírus, que quanto mais ações para evitar outras doenças, melhor será”, opinou Albertina Oliveira.

“Não podemos esquecer que existem outras doenças. Se ficarmos trabalhando apenas o combate do Coronavírus, as outras doenças poderão aumentar. Por isso, a Prefeitura está de parabéns por essa medida”, ressaltou Wallace Silva.

Saiba quais hábitos devem ser adotados para combater o Aedes Aegypti:

– Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;

– Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;

– Manter caixas d’agua bem fechadas;

– Remover galhos e folhas de calhas;

– Não deixar água acumulada sobre a laje;

– Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;

– Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;

– Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;

– Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;

– Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

– Fazer sempre manutenção de piscinas;

– Tampar ralos;

– Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;

– Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;

– Limpar sempre a bandeja do ar condicionado; geladeira;

– Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;

– Recolher sacos plásticos e lixo do quintal.

Denúncias

A Prefeitura de Itupeva informa que a população pode colaborar e denunciar onde há possíveis focos do Aedes Aegypti na cidade. Entre em contato com a UVZ pelo telefone (11) 4591-8527, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas ou com a Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156.

Ler Anterior

Desenvolvimento social realiza entrega de EPIs para os servidores em Cajamar

Ler Próxima

Atendimentos do Centro de Especialidades e Diagnósticos mudam para o Hospital de Campanha em Itupeva