•  sábado, 23 de novembro de 2024

Pesquisa da OAB PR aponta que 70% dos advogados têm interesse na realização de audiência virtual de conciliação

A pesquisa foi lançada pela Comissão de Juizados Especiais

Desde o dia 27 de março, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) autorizou a realização de sessões virtuais de conciliação durante o período de suspensão das audiências presenciais, por conta da pandemia da covid-19. E para saber a opinião dos advogados sobre a sua experiência, a Comissão de Juizados Especiais da OAB PR lançou uma pesquisa aos advogados de todo o Estado. O resultado apurado foi satisfatório e revelou que 70% dos advogados que responderam ao questionário têm interesse na sua realização por meio virtual.

 O formulário eletrônico foi disponibilizado aos advogados no portal da OAB PR e enviado por e-mail, sendo as respostas computadas entre os dias 17 de abril e 26 de maio. A pesquisa obteve retorno de advogados com registro desde junho de 1972 e o relatório revelou que 888 têm no máximo cinco anos de atuação na profissão – este número representou 40,1% do total das respostas.

Outro questionamento feito aos advogados foi se eles já haviam participado e também solicitado alguma audiência de conciliação virtual: 65% responderam que não participaram deste formato de audiência, da mesma forma que 80% também não solicitaram a realização destas. “Diante deste resultado, estamos preparando uma segunda rodada da pesquisa que será complementar à primeira. Tivemos uma adesão significativa de 2.219 incidentes, por este motivo, queremos aprimorar e extrair o máximo de informações que retratem a experiência dos advogados e possibilitem a adoção de medidas para a correta orientação da advocacia paranaense diante desse novo cenário de audiências de conciliação e sessões de julgamento, ambas em ambiente virtual”, explica a advogada Caroline Cavet, presidente da comissão.

 A nova pesquisa está sendo debatida entre os membros e deve ser lançada nos próximos dias.

 

Ler Anterior

Volta as aulas em momento errado pode causar morte de milhares de crianças, alerta especialista

Ler Próxima

Na Volta às Atividades Físicas Pós Pandemia, Os Cuidados com As Lesões No Joelho Precisam Ser Redobrados