•  sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Bombeiros e Prefeitura combatem incêndios na mata da região do Inhandjara em Itupeva

Um final de semana de muito trabalho para o Corpo de Bombeiros (municipal e militar) que atuou – com suporte da Defesa Civil e Infraestrutura – no combate a dois incêndios na mata da região do Inhandjara, próximo ao Condomínio Ibi Aram, em Itupeva, provocado por queda de balões.

No sábado, 18 de julho, o trabalho de contenção ao incêndio foi iniciado por volta das 13 horas e concluído próximo das 19 horas. No combate, a Infraestrutura disponibilizou o caminhão pipa (com 10 mil litros de água) e o Corpo de Bombeiros utilizou um caminhão Auto Bomba, com mais 5 mil litros de água.

De acordo com o assessor especializado em Defesa Civil, Jonas Furlan, nesta região uma área de aproximadamente 1 km² foi devastada.

Já o incêndio deste domingo, 19 de julho, ocorreu no centro da mata, em local de difícil acesso. Os trabalhos de contenção foram iniciados por volta das 13 horas e encerrados às 19 horas. “Neste caso, todos os profissionais que atuaram na ação entraram na mata caminhando e o combate ao incêndio foi realizado com abafadores e bomba costal”, explicou Jonas Furlan.

No local foi devastada uma área de aproximadamente 2 mil m².

Jonas Furlan fez um alerta sobre a soltura de balões – prática considerada criminosa. “Essa atividade é passível de prisão, além do que causa danos irreparáveis para fauna e flora, sendo também prejudicial ao ser humano.”

O artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) diz que fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano, pode levar a pessoa a ser condenada à pena de detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas, acumulativamente. Além da pena, vale ressaltar que os crimes ambientais são inafiançáveis.

Para denunciar este tipo de crime entre em contato com a Polícia Militar pelo telefone 190. Em casos de emergência, o Corpo de Bombeiros está à disposição pelo telefone 193.

Ler Anterior

Prefeitura de Itupeva define programação para nova fase de distribuição dos kits de alimentação escolar emergencial

Ler Próxima

Instituto Agronômico faz recomendações para citricultores no inverno